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Título : O pensamento geométrico em movimento : um estudo com professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG).
Autor : Barbosa, Cirléia Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Ana Cristina
Palabras clave : Matemática - estudo e ensino
Geometria - ensino fundamental
Pensamento geométrico
Escolas públicas
Ouro Preto - Minas Gerais
Fecha de publicación : 2011
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citación : BARBOSA, C. P. O pensamento geométrico em movimento: um estudo com professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). 2011. 186 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Resumen : A presente pesquisa tem sua origem nas experiências profissionais da pesquisadora - como professora e formadora de professores - e nas leituras sobre desenvolvimento profissional de professores e ensino de Geometria. Este estudo, de cunho qualitativo, teve como objetivo investigar a mobilização de saberes de três professoras que lecionam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de um a escola pública de Ouro Preto (MG), ao participarem de um grupo de estudos voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os dados foram coletados ao longo do primeiro semestre de 2010, por meio de: dois diagnósticos (inicial e final); registros produzidos pelas participantes ao longo dos encontros; diário de campo da pesquisadora; uma entrevista com cada professora; e gravações em áudio e/ou vídeo dos encontros. A partir da triangulação dessas informações, foram construídos quatro estudos de caso - um de cada professora e um do grupo. A análise dos casos individuais indicou a mobilização de saberes relacionados ao pensamento geométrico, em especial, os saberes do conteúdo, em alguns momentos, transformados em saberes pedagógicos. Em relação ao uso adequado de termos geométricos, observou-se que as participantes passaram a utilizar um vocabulário mais apropriado para se referir às propriedades de figuras ou à orientação espacial. Verificou-se também o desenvolvimento das habilidades de visualização e representação. A análise do grupo evidenciou o papel de aspectos como a coletividade, a reflexão sobre a prática, a natureza das atividades e a dinâmica dos encontros, e a afetividade no desenvolvimento profissional de cada professora. A pesquisa também mostrou que a participação voluntária, o respeito, o diálogo e o estudo de conteúdos geométricos, centrados na aprendizagem e na prática, são essenciais no processo vivido pelas professoras; definindo ações e mudanças na prática docente, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa. Finalmente, o estudo gerou um produto educacional - uma proposta de ensino de Geometria - destinado a professores e/ou formadores de professores
metadata.dc.description.abstracten: This research has its origin in the researcher's professional experiences - as a teacher and teacher educator - and readings on professional development of teachers and the teaching of geometry. This qualitative study had as objecti ve the investigation of the mobilization of knowledge of three teachers who teach Mathematics in the early years of elementary school in a public school in Ouro Preto (MG), participating in a study group on the development of geometrical thinking. Data we re collected throughout the first semester of 2010 by means of: two diagnoses (initial and final); registers produced by the participants throughout the encounters; the researcher's fiel d journal; an intervie w with each teacher; and recordings in audio and / or video of the encounters. From the triangulation of these data four case studies were constructed; one for each teacher and one for the group. The analysis of the individual cases indicated the mobilization of knowledge related to geometrical thinking, in particular, content knowledge, that at times, was transformed into pedagogical knowledge. Regarding the appropriate use of geometric terms, it was observed that the participants began to use a more a ppropriate vocabulary to refer to properties of figures or to spatial orientation. The develo pment of visualization and representational skills was also verified. The group analysis reveal ed the role of aspects such as collectivity, reflection on practice, the nature of the activities and the dynamics of the encounters, and affectivity in the professional development of each teacher. The research also showed that voluntary participation, respect, dialogue a nd the study of geometric content focused on learning and practice are essential to the pr ocess experienced by the teachers; defining actions and changes in teaching practices and contributing to a more meaningful learning. Finally, the study generated an educational pr oduct - a teaching proposal for Geometry - for teachers and / or teacher educators.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3074
Aparece en las colecciones: PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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