Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3058
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorReis, Frederico da Silvapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues Filho, Newton-
dc.date.accessioned2013-07-05T16:20:35Z-
dc.date.available2013-07-05T16:20:35Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationRODRIGUES FILHO, N. Utilizando tecnologias informacionais e comunicacionais na educação matemática financeira : um estudo com alunos de graduação. 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3058-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa faz uma análise do uso de tecnologias no estudo de Matemática Financeira, desde as civilizações antigas, com a utilização de material de trocas, passando pelas tábuas de logaritmos e pelas primeiras calculadoras até o uso de planilhas eletrônicas e calculadoras sofisticadas, como a HP12-C, dentro de um ambiente educacional informatizado, configurando situações aplicadas ao mercado financeiro. Isso possibilita por parte de alunos do Ensino Superior a contextualização social, com a visualização através das tecnologias da informação e comunicação, de novas perspectivas na formação da Educação Financeira desse grupo. A construção dos cenários de investigação nas aulas, durante a nossa pesquisa, mostrou-nos algumas modificações no comportamento de alunos e professores dentro e fora da sala de aula. Isso ocorreu devido ao novo paradigma adotado pelos cenários de investigação, promovendo uma maior participação dos alunos e facilitando a aprendizagem ao utilizarem as Tecnologias Informacionais e Comunicacionais na Educação Matemática – TICEM como uma ferramenta eficaz para o uso prático de conceitos da Matemática Financeira. As considerações finais apontam três categorias de contribuições: para a formação dos nossos alunos, como um facilitador na aprendizagem desses tópicos de Matemática Financeira; para a utilização das TICEM no desenvolvimento da modelagem matemática financeira e da composição dos cenários de investigação, utilizando as semi-realidades propiciadas pela pesquisa; e para que os alunos modifiquem seu comportamento dentro e fora da sala de aula, percebendo a importância de se utilizar os conceitos da Matemática Financeira no exercício cotidiano de sua cidadania.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectEducação econômicapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleUtilizando tecnologias informacionais e comunicacionais na educação matemática financeira : um estudo com alunos de graduação.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.description.abstractenThis research work analyses the usage of technologies in the learning of Financial Mathematics, from ancient civilizations, with the exchange of goods, through slide rules and the first mechanical calculators, up to the use of computer spreadsheets and sophisticated electronic calculators, such as the HP-12C, within an computer assisted educational environment, replicating applications from the financial markets. This allows college students to build their knowledge according to their social context, using communication and information technology in order to acquire a new viewpoint on their financial mathematics background. The construction of investigation landscapes in the classroom, throughout our research, shows us some behavior alterations on both students and instructors, not only in the classroom but in general. This took place due to the new paradigm used by the investigation landscapes, promoting a larger involvement of the students and making the learning easier by using the Informational and Communicational Technologies in Mathematics Education as an efficient tool for the practical usage of the concepts of Financial Mathematics. The final conclusions point to three groups of contributions: to the education of our students, as a learning facilitator to these topics of Financial Mathematics; to the usage of technologies in developing financial math models and in composing investigation landscapes, through the semi-reality produced by this research; and to the change in students‟ behavior both inside and outside of the classroom, by realizing the relevance of using Financial Mathematics concepts in the daily exercise of their citizenship.-
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_UtilizandoTecnologiasInformacionais.PDF691,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_TecnologiasInformacionaisComunicacionais.pdf875,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.