Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2997
Título: Especialização em sistemas planta-polinizador : características florais e oferta de recursos alimentares.
Autor(es): Guedes Junior, Valdir Lamim
Orientador(es): Itabaiana, Yasmine Antonini
Palavras-chave: Néctar
Visitantes florais
Polinização
Pólen
Solanum
Data do documento: 2011
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: GUEDES JUNIOR, V. L. Especialização em sistemas planta-polinizador : características florais e oferta de recursos alimentares. 2011. 62 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Resumo: Neste trabalho, utilizou-se um método comparativo para avaliar se alguns traços e recursos florais influenciam no processo de escolha de diferentes animais. As coletas foram realizadas em Ouro Preto, Minas Gerais. O néctar foi extraído com capilares de vidro, volume e concentração foram medidos em campo no primeiro dia da antese em flores ensacadas desde a pré-antese, entre 10 e 12 horas. A quantidade de açúcares foi calculada utilizando-se uma equação matemática. Foram estudadas 08 espécies (5 famílias). O volume e a concentração de açúcares variaram significativamente entre os tipos florais. As análises estatísticas apontaram que as espécies IDLL apresentam concentrações maiores de açúcares que ORNI e IDLC. O pequeno volume e a baixa concentração nas espécies IDLC reflete em uma pequena quantidade de açúcares nas amostras. Isto deve-se, provavelmente, a uma menor necessidade energética dos visitantes florais destas espécies, em comparação às espécies ORNI e IDLL. A diferença entre os tipos florais diz respeito, em parte, a modificações no volume, concentração e quantidade de açúcar no néctar. Além do tipo de polinizador, a produção de néctar por flor pode estar sujeita a outras pressões seletivas, como densidade floral, habitat, sistema reprodutivo e a influência de pilhadores de néctar.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2997
Aparece nas coleções:PPGEBT - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISERTAÇÃO_EspecializaçãoSistemaPlanta.PDF8,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.