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dc.contributor.advisorBean, Dale Williampt_BR
dc.contributor.authorMelillo, Célio Roberto-
dc.date.accessioned2013-06-13T19:27:25Z-
dc.date.available2013-06-13T19:27:25Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationMELILLO, C. R. Modelagem matemática no futebol: uma atividade de crítica e criação encaminhada pelo método do caso. 2011. 220 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2913-
dc.description.abstractA experiência docente nos leva a buscar alternativas a um modelo tradicional de ensino baseado na autoridade do professor e na passividade de alunos, os quais se sentem mais à vontade quanto menos são expostos à necessidade de pensar. Inquietos com este quadro e inspirados pelos ensinamentos de John Dewey, desenvolvemos uma atividade de modelagem matemática (modelagem concebida como a criação de modelos, que se fundamentam na adoção de premissas e na formulação de pressupostos), cujo encaminhamento em sala foi inspirado no método do caso, encarregando os estudantes / modeladores de construírem modelos para atribuir probabilidades aos resultados dos jogos das últimas rodadas do campeonato brasileiro de futebol de 2010. O teste desta atividade foi realizado entre alunos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, ao mesmo tempo em que foram disputados os referidos jogos. Além disso, foi apresentado o conceito de probabilidade subjetiva e foram encaminhados debates sobre os efeitos benéficos e maléficos do mercado de apostas em eventos esportivos, no intuito de estimular o juízo de valores por parte dos alunos. Os dados coletados (por meio de gravação de áudio, trabalhos escritos e caderno de campo) e analisados pelo método de análise de conteúdo fornecem elementos para acreditar que fora criada uma oportunidade para que os alunos, em sala de aula, construíssem conhecimento baseado na experiência, associado a situações vividas e debatidas no cotidiano. Assim, em adição de pesquisar, inferir, justificar e sistematizar suas conclusões os estudantes sentirem-se, ao mesmo tempo, dentro da escola e como participantes na cultura de nosso país. Concluímos que o uso do método do caso para conduzir a atividade de modelagem foi bem sucedido na criação de um ambiente em sala de aula consonante com a educação progressiva como concebida por Dewey.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.subjectMétodo do casopt_BR
dc.subjectPensamento reflexivopt_BR
dc.subjectEducação progressivapt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectProbabilidade subjetivapt_BR
dc.titleModelagem matemática no futebol : uma atividade de crítica e criação encaminhada pelo método do caso.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.description.abstractenTeaching experience leads us to seek alternatives to a traditional model of education based on the authority of the teacher and the passivity of students, who feel more comfortable the less they are exposed to the necessity of thinking. Preoccupied with this situation and inspired by the teachings of John Dewey, we developed a mathematical modeling activity (modeling conceived as the creation of models founded on the adoption of premises and the formulation of assumptions), whose realization in the classroom was inspired by the case method, where the students / modelers were responsible for the construction of models that assign probabilities to the results of games in the last rounds of the 2010 Brazilian soccer championship. The activity was tested in an undergraduate class of future mathematics teachers at the Federal University of Ouro Preto at the same time that the games of the championship were played. In addition, the concept of subjective probability was introduced and discussions about the beneficial and harmful effects of betting on sporting events were realized in order to stimulate the students’ reflections in relation to their values. The data collected (by means of audio recording, written assignments and field notebook) and analyzed by the method of content analysis provide evidence to believe that an opportunity was created for students, in the classroom, to build knowledge based on experiences associated with situations encountered e discussed in daily life. Thus, in addition to doing research, making inferences and justifying and systematizing their findings, the students felt themselves, at the same time, in school and participating in the culture of our country. We conclude that the use of the case method to conduct the modeling activity was successful in creating a classroom environment consonant with a progressive education as conceived by Dewey.-
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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