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Título: Proposta de metodologia para estudos geotécnicos em projetos de pavimentos ferroviários.
Autor(es): Ribeiro, Fernando Sgavioli
Orientador(es): Fernandes, Gilberto
Palavras-chave: Ferrovia
Via permanente
Projetos ferroviários
Gestão de projetos
Instrução de projetos
Modelos de dimensionamento
Data do documento: 2012
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: RIBEIRO, Fernando Sgavioli. Proposta de metodologia para estudos geotécnicos em projetos de pavimentos ferroviários. 2012. 196 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Geotécnica) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.
Resumo: No século XXI, as ferrovias têm sido a escolha preferencial para o transporte de cargas pesadas. Assim, novas exigências são constantemente colocadas para nossos entendimentos, principalmente o desempenho da infraestrutura do transporte ferroviário. É, portanto, necessário promover a pesquisa dos componentes que afetam o desempenho operacional da ferrovia e a vida projetada do pavimento. Com o aumento da demanda de carga anual, em particular do minério de ferro, tornam-se necessários projetos para o aumento de capacidade. O desempenho de uma estrutura depende dos níveis de tensão e deformação em seus componentes individuais, sendo um desafio aos projetistas devido às diversas variáveis que envolvem um projeto de ferrovia atualmente no Brasil. Foi desenvolvida uma proposta de instruções de projetos de geotecnia com o objetivo de orientar e padronizar os projetos de ferrovia para a Vale, de forma que custos, qualidade e prazo sejam otimizados e alavanquem os resultados da empresa. A aplicabilidade prática se deu com a análise do dimensionamento do pavimento e de contenções de dois importantes projetos verificando riscos, desvios e melhorias.
Resumo em outra língua: in the twenty-first century, the railroads have been the preferred choice for transporting heavy loads. So the new equirements are constantly put to our understanding, especially the performance of rail transport infrastructure. It is therefore necessary to promote research into the components that affect the operational performance of the railway and the projected life of the pavement. With the increasing demand of cargo annually, particularly iron ore, are necessary capacity expansion projects. The performance of a structure depends on the level of stress-strain into its individual components, and a challenge to designers due to the many variables involving a railroad project in Brazil today. We developed a proposal for geotechnical projects instructions aiming to guide and standardize designs for the Vale´s Railroad, so that cost, quality, and time could be optimized and leverage the company's results. The practical applicability was with the scaling analysis of the pavement and slopes on two major projects by checking risks, deviations and improvements.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2889
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