Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2884
Título: Comportamento de pórticos planos múltiplos, rotulados nas bases e engastados no topo dos pilares extremos em incêndio.
Autor(es): Franklin, Carlos Eduardo Fois
Orientador(es): Gouveia, Antônio Maria Claret de
Palavras-chave: Edifícios horizontais
Edifícios - incêndios e prevenção de incêndio
Edifícios fechamento lateral
Pórticos estruturais
Data do documento: 2009
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: FRANKLIN, C. E. F. Comportamento de pórticos planos múltiplos, rotulados nas bases e engastados no topo dos pilares extremos em incêndio. 2009. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Civil) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2009.
Resumo: Nesse trabalho, um método de análise do comportamento de grandes edifícios horizontais em incêndio é apresentado. Os requisitos das autoridades oficiais que tratam da segurança contra incêndio geralmente são orientados para evitar o “puxamento” da estrutura de fechamento lateral para dentro da edificação de modo a evitar uma possível obstrução das vias de escape. A análise 3D por elementos finitos do edifício inteiro é impraticável para a rotina dos escritórios de projeto, em face do grande número de graus de nós, principalmente na estrutura de cobertura. O método proposto consiste na superposição de duas análises parciais 2D, conforme o cenário de incêndio adotado, sendo os deslocamentos finais da estrutura de fechamento avaliados contra os critérios de colapso em incêndio. Um estudo de caso apresenta as etapas do dimensionamento de um grande edifício horizontal, o comportamento do pórtico principal e da estrutura de fechamento lateral quando submetidos à ação do incêndio.
Resumo em outra língua: In this work a method to analyze the fire behavior of large horizontal buildings structures is presented. Official fire safety requirements applied to large horizontal buildings generally are oriented to avoid “pulling in” of lateral cladding walls and structural bars in such a way that a escape route could be obstructed. 3D finite element analyses of entire large horizontal buildings are impracticable for design offices. The proposed method consists of the superposition of two 2D partial analyses being the final displacements evaluated against collapse criteria in fire. A case study discusses the design phases of a large horizontal building and the main frame and cladding behaviour analyses in fire.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2884
Aparece nas coleções:PROPEC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ComportamentoPórticosPlanos.PDF9,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.