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dc.contributor.advisorFerreira, Ana Cristinapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Rosana Santana-
dc.date.accessioned2013-03-27T15:23:35Z-
dc.date.available2013-03-27T15:23:35Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationMARTINS, R. S. Ensinando matemática para alunos diagnosticados como portadores de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): uma proposta baseada no desenvolvimento da autorregulação. 2011. 218 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2656-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
dc.description.abstractA desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade são características cada vez mais observadas nas crianças atualmente. Quando elas persistem ao longo do tempo e são intensas, há indícios do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). O TDAH repercute na vida do indivíduo causando prejuízos em diversas áreas, como a adaptação e desempenho ao ambiente escolar, relações interpessoais e desempenho profissional. Apesar dos esforços de diversas áreas, as investigações acerca do TDAH ainda não estão consolidadas, principalmente no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem da Matemática. Nesse estudo, investigamos as contribuições de um trabalho extraclasse de Matemática, construído a partir da literatura, para o comportamento e a aprendizagem de um grupo de crianças diagnosticadas como portadoras de TDAH. Participaram desse grupo seis alunos do 5º ano de uma escola pública de Santa Luzia/MG, diagnosticadas como portadores do transtorno. Esse acompanhamento aconteceu duas vezes por semanas ao longo de 6 meses e envolveu a realização de atividades voltadas para a aprendizagem de conceitos geométricos e aritméticos. A coleta de dados se deu por meio de gravação em áudio e vídeo dos encontros, diário de campo da pesquisadora, registros produzidos pelos alunos e entrevistas com pais e professores. Os encontros se pautavam por uma dinâmica de organização, ação - reflexão, em um ambiente afetuoso e de respeito mútuo. Foram centrais no estudo as noções de motivação e autorregulação. A análise dos dados sugere que alguns diagnósticos podem ter sido precipitados e que a maioria dos alunos, se bem orientada, tratada com respeito, atenção e firmeza, é capaz de – gradualmente – começar a refletir sobre regras de convívio e de comportamento durante as atividades. Todos foram capazes, em diferentes níveis de profundidade, de compreender os conceitos matemáticos estudados e não manifestavam significativas dificuldades de aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCrianças hiperativaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectDistúrbios da aprendizagempt_BR
dc.titleEnsinando matemática para alunos diagnosticados como portadores de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) : uma proposta baseada no desenvolvimento da autorregulação.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.description.abstractenThe lack of attention, hyperactivity and/or impulsivity are characteristics increasingly seen in children nowadays. When those characteristics persist for a long period of time and are intense, it can be an evidence of Attention deficit /hyperactivity disorder (ADHD). ADHD affects individuals‟ lives damaging many areas, as adapting and developing in the school environment, interpersonal relations and professional development. Despite many areas efforts, the investigations about ADHD have not been consolidated yet, mainly in mathematics teaching and learning. In this study, I investigate the contributions of an extracurricular mathematics activity, developed from literature, to behavior and learning of group of children diagnosed with ADHD. This group is composed by six ADHD-diagnosed students at the 5th (fifth) year of a public school in Santa Luzia/MG. This following up tool place twice a week for six months and involved some activities related to the learning of geometric and arithmetic concepts. The data was collected through audio and video recording of meetings, the researcher‟s journal, students‟ records and interviews with parents and teachers. The meetings were organized by a dynamic organization, action – reflection, in a comfortable environment with reciprocal respect. The focuses of the study were in the notion of motivation and self-regulation. The data analyses suggest that some diagnosis may have been hasty. They also suggest that most students, if well oriented, treated with respect, attention and constancy, is able of - gradually - start to reflect on sociability rules and behavior during activities. All students were capable, in different levels of intensity of understanding the mathematics concepts, they studied and did not manifest and significant learning difficulties.-
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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