Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2647
Título: A motivação para aprender matemática no 9º ano do ensino fundamental : um estudo do potencial dos materiais manipulativos e da construção de objetos na aprendizagem de área de polígonos e volume de prismas.
Autor(es): Jesus, Adriana Garabini de
Orientador(es): Nunes, Célia Maria Fernandes
Palavras-chave: Matemática
Geometria
Ensino
Aprendizagem
Dificuldades no ensino
Data do documento: 2011
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: JESUS, A. G. de. A motivação para aprender matemática no 9º ano do ensino fundamental: um estudo do potencial dos materiais manipulativos e da construção de objetos na aprendizagem de área de polígonos e volume de prismas. 2011. 314 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Resumo: As dificuldades dos alunos em Matemática não se limitam aos conteúdos, mas envolvem a própria motivação deles para a realização de atividades e a dificuldade de estabelecer relações entre a Matemática escolar e as situações cotidianas. A motivação para aprender é uma disposição duradoura para se envolver nas atividades que levem à aquisição de conhecimentos, podendo ser desenvolvida através do uso de estratégias motivacionais. Assim, desenvolvemos uma pesquisa do tipo estudo de caso qualitativo com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Belo Horizonte-MG. Implementamos uma proposta de ensino de área de polígonos e volume de prismas baseada, principalmente, na manipulação de materiais e objetos que possibilitam ao aluno a compreensão dos conceitos, favorecendo a visualização das figuras geométricas e de suas propriedades. Buscamos verificar como essa proposta de ensino favoreceu a motivação dos alunos para a realização das atividades e consequentemente, a sua contribuição para a melhoria de seu desempenho em Matemática. A escolha dos conteúdos de área de polígonos e volume de prismas, deve-se à constatação de que o ensino de Geometria tem sido negligenciado nos vários níveis de escolarização, apesar de sua importância para a formação do conhecimento matemático. A análise dos dados coletados sugere, entre outros que: o papel do professor é essencial não só na implementação de estratégias diferenciadas para motivar os alunos para aprender, mas também, na atenção individualizada dispensada a cada aluno; a utilização dos materiais manipulativos desperta o interesse e a curiosidade em vários momentos, desafiando os alunos a descobrir a Matemática do cotidiano; a presença da manipulação e da construção de objetos proporciona momentos de descontração, mas também de aprendizagem por meio da verbalização de conhecimentos e de dúvidas, levando o aluno a refletir sobre suas próprias dificuldades.
Resumo em outra língua: Student's difficulties in mathematics are not limited to content but involve their own motivation to perform activities and the difficulty of establishing links between school mathematics and enveryday situations. The motivation to learn is a long lasting disposition to engage in activities that lead to the acquisition of knowledge; it can be developed through the use of motivational strategies. Therefore we developed a qualitative case study research with 9th grade students from an elementary school of Belo Horizonte-MG. We implementated a proposition of teaching area of polygons and volume of prisms based mainly on the manipulation of objects and materials which allow students to understand the concepts facilitating the visualization of geometric figures and their properties. We attempr to verify how such teaching proposition favored student's motivation to carry out the activities and consequently its contribution to the improvement of their performance in mathematics. The choice of polygons and volume of prisms as content area is due to the fact that tha teaching of geometry has been neglected in various levels of schooling, despite its importance for the formation of mathematical knowledge. The analysis of collected data suggests among others that: the teacher's role is essential not only for the implementation of different strategies to motivate students to learn, but also in the individual attention given to each student. The use of manipulative materuals elicits interest curiosity in several moments challengingto discover everyday math. The presence of manipulation and construction of objects provides moments of relaxation but also learning through the verbalization of knowledge and doubts, leading the student to reflect on their own difficulties.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2647
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_MotivaçãoAprenderMatemática.pdf4,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_MotivaçãoAprenderMatemática.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.