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Título: Cum mente et malleo : a ciência na escrita de Claude-Henri Gorceix (1874-1891).
Autor(es): Rodrigues, Deise Simões
Orientador(es): Castro, Virginia Albuquerque Buarque de
Palavras-chave: Epistemologia
Humanidades
Natureza
Claude Henri Gorceix - crítica e interpretação
Data do documento: 2010
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: RODRIGUES, D. S. Cum mente et malleo : a ciência na escrita de Claude-Henri Gorceix (1874-1891). 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2010.
Resumo: Nossa proposta é reconstituir nesta dissertação a concepção e prática científica de Claude-Henri Gorceix a partir da interpretação dos fundamentos histórico-filosóficos de seu epítome cum mente et malleo, desdobrados em sua escrita. Com este objetivo, recorremos principalmente ao relato epistolar que Gorceix manteve com o imperador brasileiro entre 1874, período em que se estabeleceu no Brasil, com o intuito de fundar a Escola de Minas de Ouro Preto, tornando-se seu professor e primeiro diretor, até 1891, quando retornou para a França. Seu programa amplo de ciência articulava diferentes conhecimentos, proporcionando inclusive uma inter-relação entre os saberes relacionados à natureza (numa articulação do método empírico oitocentista e noções oriundas de uma filosofia da natureza delineada no século XVIII) e ao conhecimento do campo das humanidades.
Resumo em outra língua: Our proposal is to reconstitute in this dissertation the Claude-Henri Gorceix conception and scientific practice starting from the interpretation of the historical-philosophical foundations of his epitome cum mente et malleo, unfolded in his writing. With this objective, we appealed, mainly, to the Gorceix correspondence maintained with the Brazilian emperor among 1874, period that he settled down in Brazil, with the intention of founding the School of Mines in Ouro Preto, becoming his professor and first director, up to 1891, when he returned to France. His wide program of science articulated different knowledge, providing an interrelation besides among the types of know related to the nature (in an articulation of the 19th century empiric method and notions originating from of a philosophy of nature delineated in the 18th century) and to the knowledge of the humanities’ field.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2507
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