Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2498
Título : Ensino de funções, limites e continuidade em ambientes educacionais informatizados : uma proposta para cursos de introdução ao cálculo.
Autor : Alves, Davis Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Frederico da Silva
Palabras clave : Matemática
Comunicação e tecnologia
Funções - matemática
Cálculo
Tecnologia da informação
Fecha de publicación : 2010
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citación : ALVES, D. O. Ensino de funções, limites e continuidade em ambientes educacionais informatizados: uma proposta para cursos de introdução ao cálculo. 2010. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.
Resumen : O presente trabalho apresenta nossa pesquisa sobre o ensino de Funções, Limites e Continuidade em Ambientes Educacionais Informatizados. A pesquisa teórico- bibliográfica contemplou trabalhos relacionados à Educação Matemática no Ensino Superior e à utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação. A pesquisa de campo foi realizada com alunos do 1º período de Licenciatura em Matemática da UFOP, matriculados na disciplina de “Introdução ao Cálculo”, no 2º semestre letivo de 2009. Foram elaboradas e avaliadas 10 atividades exploratórias sobre diversos conteúdos de Funções, Limites e Continuidade, implementadas em laboratório de informática com a utilização do software GeoGebra. As considerações apontam para a possibilidade de visualização, a abertura para conjecturas, o dinamismo do ambiente de aprendizagem e a abordagem intuitiva de conceitos como as principais contribuições da utilização de TIC’s no ensino introdutório de Cálculo. Outro destaque interessante foi a mudança na postura dos alunos, tanto nas atividades no laboratório como na sala de aula e em suas concepções a respeito da utilização de TIC’s no ensino de Cálculo.
metadata.dc.description.abstracten: This paper presents our research on the teaching of Functions, Limits and Continuity in Computerized Educational Environments. The theoretical-bibliographical research was mostly concentrated on works related to the teaching of Mathematics Education in Higher Education and on the use of Information and Communication Technologies. Field research was conducted with students in the first period of Mathematics Teaching Degree at UFOP, enrolled in the discipline of "Introduction to Calculus,” in the second semester of 2009. Ten exploratory activities on different contents of Functions, Limits and Continuity, implemented in Computer Lab using the software GeoGebra, were formulated and evaluated. Considerations point out to the viewing possibility, conjectures, development of learning environment and the intuitive approach of concepts as the main contributions of the TIC’s usage in teaching Introductory Calculus. Another point worth highlighting was the change in the students’ attitude, both in lab and classroom activities and in their views regarding the use of TICs in teaching Calculus.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2498
Aparece en las colecciones: PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_EnsinoFunçõesLimites.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_EnsinoFunçõesLimites.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.