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Título: Métodos de otimização multiobjetivo e de simulação aplicados ao problema de planejamento operacional de lavra em minas a céu aberto.
Autor(es): Pantuza Júnior, Guido
Orientador(es): Souza, Marcone Jamilson Freitas
Palavras-chave: Lavra a céu aberto - planejamento
Programação linear - metas
Simulação por computador
Goal programming
Computational simulation
Data do documento: 2011
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: PANTUZA JÚNIOR, G. Métodos de otimização multiobjetivo e de simulação aplicados ao problema de planejamento operacional de lavra em minas a céu aberto. 2011. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Resumo: Este trabalho tem seu foco no problema de planejamento operacional de lavra de mina a céu aberto, considerando alocação dinâmica de caminhões. Considera-se a existência de uma frota heterogênea de caminhões, a existência de dois pontos de descarga para o material lavrado, sendo o britador para descarga de minério e a pilha de estéril para descarga de estéril. O tempo de ciclo dos equipamentos tamb ém foi considerado como um parâmetro que depende da frente de lavra, do tipo de caminhão e do tipo de material transportado. Para sua resolução, propõe-se uma abordagem multiobjetivo, uma vez que o problema é constituído de diversas metas con itantes. São propostos um modelo de programação linear por metas, um algoritmo genético multiobjetivo híbrido baseado no algoritmo genético multiobjetivo NSGA II, assim como um modelo de simulação computacional para validar os modelos exato e heurístico, bem como para fazer o sequenciamento das viagens realizadas pelos caminhões. Os experimentos computacionais mostram a efetividade da proposta.
Resumo em outra língua: This work deals with the Open-Pit-Mining Operational Planning problem concerning dynamic truck allocation. We also consider that there is a heterogeneous eet of trucks, two discharge points for the material mined (the crusher for the discharge of ore and the waste dump for the discharge of waste) and the cycle time of the trucks depends of the pit, the truck type and the loaded material (ore or waste). For its resolution, a multi-objective optimization approach is proposed, since the problem is constituted of diverse goals that must simultaneously be reached. We propose a linear goal programming, a hybrid multi-objective algorithm based on NSGA-II, as well a computational simulation model for validate the models and to determine the sequence of trips made by the trucks. The computational experiments show the e ectiveness of the proposal.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2466
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