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dc.contributor.advisorReis, Frederico da Silvapt_BR
dc.contributor.authorAbreu, Osvaldo Honório de-
dc.date.accessioned2013-03-06T20:05:43Z-
dc.date.available2013-03-06T20:05:43Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationABREU, O. H. de. Discutindo algumas relações possíveis entre intuição e rigor e entre imagem conceitual e definição conceitual no ensino de limites e continuidade em cálculo I. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2449-
dc.description.abstractPartindo de trabalhos de pesquisadores que apontam as dificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem do cálculo diferencial e integral, em particular o cálculo I, apresentamos neste trabalho algumas relações entre intuição e rigor e entre imagem conceitual e definição conceitual manifestadas por alunos de cálculo I no estudo de limites e continuidade. Partindo de uma breve contextualização histórica do desenvolvimento do cálculo diferencial e integral para a abordagem de limite e continuidade em alguns livros didáticos, trabalhamos com uma amostra de 56 alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto. Embasados nos conceitos de imagem conceitual e definição conceitual, apresentamos algumas considerações sobre as relações destas com, respectivamente, a intuição e o rigor presentes nas considerações de nossos colaboradores na pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleDiscutindo algumas relações possíveis entre intuição e rigor e entre imagem conceitual e definição conceitual no ensino de limites e continuidade em Cálculo I.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.description.abstractenBased on works by researchers who show the difficulties that involve teaching and learning of differential and integral calculus, in particular the calculus I, this paper introduced some relationships between intuition and rigor and between image and concept definition manifested by students of calculus I in the study of limits and continuity. Starting with a brief historical background of the development of differential and integral calculus to approach of limit and continuity in some textbooks, we work with a sample of 56 students in courses of Degree in Mathematics and Bachelorship of Statistics in University of Ouro Preto (UFOP). Based upon the concepts of concept image and concept definition, presented some considerations about their relationships with, respectively, intuition and rigor respectively, in the considerations our collaborators in the research.-
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado profissional (Dissertações)

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