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Título : A resolução de problemas como ferramenta para a aprendizagem de progressões aritméticas e geométricas no ensino médio.
Autor : Milani, Wilton Natal
metadata.dc.contributor.advisor: Viana, Marger da Conceição Ventura
Palabras clave : Matemática
Séries aritméticas
Ensino
Ensino médio
Fecha de publicación : 2011
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citación : MILANI, W. N. A resolução de problemas como ferramenta para a aprendizagem de progressões aritméticas e geométricas no ensino médio. 2011. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Resumen : As progressões aritméticas e geométricas são conteúdos de fundamental importância no Ensino Médio. Contudo, percebe-se, ao longo da experiência profissional e no contato com os colegas, que é tradicional o ensino das Progressões exclusivamente por meio de manipulação de fórmulas entregues aos alunos, muitas vezes sem as devidas demonstrações destas e também sua aplicabilidade, sendo assim empregados em exercícios tradicionais de sala de aula. Na aprendizagem da matemática, os problemas permitem ao aluno colocar-se diante de questionamentos e pensar por si próprio, possibilitando o exercício do raciocínio lógico e não apenas o uso padronizado de regras. Esta pesquisa apresenta os estudos acerca da Resolução de Problemas segundo Pozo, Schoenfeld, Lester, Onuchic, entre outros, para construir uma proposta de ensino de progressões aritméticas e geométricas. O propósito da pesquisa era responder à seguinte questão: Que contribuições, uma proposta de ensino baseada na resolução de problemas, pode trazer para a aprendizagem de progressões aritméticas e geométricas? Para isso, foi desenvolvida e implementada uma proposta de ensino de Progressões fundamentada na resolução de situações problemas e investigação em pequenos e grandes grupos em uma turma de 46 alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola particular de Ponte Nova/MG. Procurou-se apresentar aos alunos os conteúdos considerados pré-requisitos para posteriormente aplicar a metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Durante as atividades procurou-se seguir o roteiro sugerido por Onuchic (2008). A coleta de dados se deu por meio de diário de campo do pesquisador e registros produzidos pelos alunos ao longo das aulas. A análise de dados evidencia que além de envolver o pesquisado no processo de busca de seu conhecimento e oferecer-lhe oportunidade de pensar, possibilitou-lhe o desenvolvimento de habilidades como identificação do problema, seleção de estratégias de resolução, utilização de raciocínios indutivos e dedutivos; elaborar e validar conjecturas e finalmente a capacidade de argumentação.
metadata.dc.description.abstracten: The geometric and arithmetic progressions are contents of great importance within High School curriculum. However, it is possible to realize throughout the years of experience and contact with colleagues that the former topics are exclusively taught through the manipulation of formulas handed to the students. Most of the times the appropriate demonstrations and applicability are not exposed to students, therefore arithmetic and geometric progressions are used only in traditional classroom exercises. When it comes to Math, problem solving allows students to question the situations and think for themselves, replacing the simple use of standard rules for logical thinking. This piece of research presents the studies involving Problem Solving by Pozo, Schoenfeld, Lester, Onuchic, among others. Considering these studies the aim is to build a proposition for the teaching of arithmetic and geometric progressions. This piece of research aimed to answer the following question: What contributions could a proposal of teaching arithmetic and geometric progressions through problem solving bring to the learning process? In order to find answers a teaching strategy was developed and implemented. This strategy was based on problem solving and investigations carried out in small and large groups of a Freshman class of 46 students (first year of High School) of a private High School located in Ponte Nova/MG. The Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (Math Teaching-Learning Evaluation through Problem Solving) methodology was carried out after students were presented with the required topics. The model suggested by Onuchic (2008) was followed during the activities. The data were collected through journals produced by the researcher and the students. The analysis of the data shows that through problem solving students had the opportunity to think and get involved in the search for their own knowledge. Improvements could also be observed in the ability to identify the problem, select strategies to solve it, use inductive and deductive thinking, as well as elaborating and validating conjectures and finally in the ability to discuss the process and results. The performances of students and their abilities to work with problem solving showed clear upturn according to the analysis of the data.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2447
Aparece en las colecciones: PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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