Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2437
Title: A aprendizagem de números racionais na forma fracionária no 6º ano do ensino fundamental : análise de uma proposta de ensino.
Authors: Patrono, Rosângela Milagres
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Ana Cristina
Keywords: Matemática - ensino
Números racionais
Issue Date: 2011
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: PATRONO, R. M. A aprendizagem de números racionais na forma fracionária no 6º ano do ensino fundamental: análise de uma proposta de ensino. 2011. 185 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Abstract: As dificuldades enfrentadas por professores e alunos no ensino e na aprendizagem dos números racionais na forma fracionária motivaram a escolha do tema. A partir de estudos anteriores, da experiência como docentes e de uma revisão da literatura sobre o tema, foi construída e desenvolvida uma proposta de ensino para o 6º ano do Ensino Fundamental. Essa proposta se apoia em uma perspectiva construtivista de ensino (Piaget) e na utilização de materiais manipulativos e jogos. A pesquisa foi realizada em uma classe de 6º ano de uma escola pública de Ouro Preto, durante as aulas de Matemática, entre os meses de maio a julho de 2010. A coleta de dados se deu por meio de: diário de campo, cadernos dos alunos, quatro instrumentos (início e final da proposta, ao final do ano de 2010 e março de 2011) e uma entrevista feita com a professora anterior. Os resultados indicam que os conceitos de representação e leitura de frações (numérica e desenho), comparação de frações com denominadores e/ou numeradores iguais, bem como a adição e a subtração de frações com denominadores iguais foram bem assimiladas pelos alunos. Algumas dificuldades foram evidenciadas no cálculo do operador multiplicativo e na aplicação da equivalência para comparar frações com numeradores e denominadores diferentes. Além disso, a adição e subtração de frações com denominadores diferentes não foram assimiladas como esperado. Entretanto, um fato merece destaque: a proposta foi desenvolvida no ambiente natural, com toda a classe e com as limitações que isso impõe. Apesar de tudo, a análise indica que a proposta de ensino contribuiu efetivamente para a aprendizagem de boa parte dos conceitos trabalhados. A pesquisa gerou um livreto contendo uma versão aprimorada da proposta de ensino. Esse produto educacional se destina a professores e formadores de professores interessados na temática.
metadata.dc.description.abstracten: Difficulties faced by teachers and students in the teaching and learning of rational numbers in fraction form motivated the choice of this theme for the research. From previous studies, teaching experience and a review of the literature on the subject, a teaching proposal was constructed and developed for the 6th grade. This proposal is based on a constructivist perspective of teaching (Piaget) and the use of manipulatives and games. The field study was conducted in a 6th grade class at a public school in Ouro Preto, during mathematics classes in the months from May to July 2010. The collection of data was realized by means of: a field diary, student notebooks, four instruments (used at the beginning and end of the proposal and at the end of 2010 and March 2011) and an interview with the students‟ mathematics teacher from the previous year. The results indicate that the concepts of representation and reading of fractions (numeric and figures), comparison of fractions with like denominators and / or numerators, as well as addition and subtraction of fractions with like denominators were well assimilated by the students. Some difficulties were evidenced in the calculation with the multiplicative operator and in the application of equivalence to compare fractions with unlike numerators and denominators. Additionally, adding and subtracting fractions with unlike denominators was not assimilated as expected. However, one fact deserves emphasis: the proposal was developed in the natural environment, with the whole class and the limitations that this imposes. In spite of this, the analysis indicates that the teaching proposal contributed effectively to the learning of many of the concepts. The research generated a booklet containing an enhanced version of the teaching proposal. This educational product is intended for teachers and teacher educators interested in the subject.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2437
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_AprendizagemNúmerosRacionais.pdf3,65 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_PropostaEnsinoFrações.pdf1,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.