Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2434
Título : O ensino de geometria espacial em ambientes educacionais informatizados : um projeto de ensino de prismas e cilindros para o 2º ano do ensino médio.
Autor : Machado, Ronaldo Asevedo
metadata.dc.contributor.advisor: Tonini, Adriana Maria
Palabras clave : Matemática
Geometria sólida
Matemática - segundo grau
Geometria espacial
Mathematics education
Fecha de publicación : 2010
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citación : MACHADO, R. A. O ensino de geometria espacial em ambientes educacionais informatizados: um projeto de ensino de prismas e cilindros para o 2º ano do ensino médio. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.
Resumen : Esta proposta pretende investigar as contribuições que um projeto de ensino, desenvolvido em ambientes informatizados, pode trazer para o ensino-aprendizagem de Geometria Espacial em uma turma de 2º ano do Ensino Médio da rede pública na cidade de Entre Rios de Minas (MG). A inserção das novas tecnologias nas salas de aulas representa uma tendência do ensino de matemática que, integrada a outras metodologias, pode favorecer a relação ensino-aprendizagem e significar uma mudança de paradigma nos ambientes educacionais. A garantia de que essa é uma alternativa viável para o ensino de Geometria Espacial fundamenta-se no entendimento de que para ensinar aos diferentes são necessárias estratégias variadas. A interface amigável encontrada nos softwares GeoGebra e Sketchup foi o ponto de partida para a gestação desse projeto. Como resultado, fica a fomentação das discussões sobre o uso das tecnologias no ensino de matemática, a certeza das contribuições positivas dos ambientes educacionais informatizados para o trabalho de professores e alunos, evidenciadas na pesquisa, e o recurso didático aplicável ao estudo introdutório da Geometria Espacial com cálculos de áreas usando o GeoGebra e ao estudo de Prismas e Cilindros através do Sketchup, ambos softwares livres.
metadata.dc.description.abstracten: This proposal intends to investigate the contributions that a teaching project, developed in computerized environments can bring to teaching and learning of Space Geometry in a class of 2nd year of high school to the public network in the city of Entre Rios de Minas (MG). The insertion of new technologies in classrooms is a tendency for teaching mathematics, integrated with other methodologies, may favor the teaching and learning mean a paradigm shift in educational environments. Ensuring that this is a viable alternative for teaching Space Geometry, is based on the understanding that to teach the different strategies are required varied. The user-friendly software GeoGebra and found in Sketchup, were the starting point for the gestation of this project. The result is fostering discussions about the use of technology in teaching mathematics, the certainty of the contributions of computerized educational environments for teachers and students, evidenced in research and teaching resource applicable to introductory study of geometry with Space area calculations using GeoGebra and the study of prisms and cylinders using SketchUp, both free software.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2434
Aparece en las colecciones: PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_EnsinoGeometriaEspacial.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_EnsinoGeometriaEspacial.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.