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Título: Pedagogia liberal e instrução pública na província de Minas Gerais : a Escola Normal de Ouro Preto (1835-1852).
Autor(es): Anunciação, Ana Luzia
Orientador(es): Andrade, Francisco Eduardo de
Palavras-chave: Educação - história - Minas Gerais
Escola Normal - Ouro Preto - MG - Séc. XIX
Ouro Preto - MG - educação - história
Data do documento: 2011
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: ANUNCIAÇÃO, A. L. Pedagogia liberal e instrução pública na província de Minas Gerais : a Escola Normal de Ouro Preto (1835-1852). 2011. 155 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2011.
Resumo: A presente dissertação trata do processo de regulamentação e organização da instrução pública em Minas Gerais, no período de 1835 a 1852, procurando desvendar o percurso dos planos educacionais implantados pela elite dirigente desta província. Num contexto em que se pretendia disciplinar a população pobre e livre para o trabalho e para a ordem social, e estabelecer também o poder público na província, ampliava-se o discurso liberal, articulador do papel civilizatório da instrução, e os planos de levar esta instrução às camadas mais pobres. Nesse sentido, as prescrições para o século XIX apontavam para a necessidade de estabelecer aulas públicas nas cidades, vilas e povoações, reformular os métodos de ensino, utilizando aqueles que eram praticados nos países mais adiantados e, principalmente, formar professores para o ensino elementar, criando uma Escola Normal na capital da província. Através destas estratégias a elite política procurou difundir na província de Minas Gerais a instrução liberal que representava uma das vias de inserir o Brasil no rol dos países civilizados.
Resumo em outra língua: This study deals with the regulatory process and organization of public education in Minas Gerais from 1835 to 1852 revealing the pathway of educational plans implemented by the ruling elite of this province. In a context in which it was intended to discipline the poor and free population to work and to the social order, and also to set the government in the province, the liberal discourse, articulator of the civilizing role of the education, widened as well as the plans to deliver such education to the poorest. In this sense, the requirements for the nineteenth century pointed to the need of setting public classes in the cities, towns and villages, to reshape the teaching methods, by using those ones practiced in most advanced countries, and especially to qualify teachers for elementary education creating a Normal School (Professional School for teachers) at the capital of the province. Through these strategies, the political elite sought to spread the liberal education in the province of Minas Gerais since it was one of the pathways to include Brasil on the list of civilized countries.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2403
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