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Título: Ordens terceiras e o ultramontanismo em Minas : catolicismo leigo e o projeto reformador da Igreja Católica em Mariana e Ouro Preto.
Autor(es): Gomes, Daniela Gonçalves
Orientador(es): Silveira, Marco Antônio
Palavras-chave: Irmandades religiosas - séc. XIX
Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo
Catolicismo - Ouro Preto - MG
Ordem Terceira de São Francisco de Assis
Dioceses - Mariana - MG
Data do documento: 2009
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: GOMES, D. G. Ordens terceiras e o ultramontanismo em Minas : catolicismo leigo e o projeto reformador da Igreja Católica em Mariana e Ouro Preto. 2009. 147 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2009.
Resumo: O presente trabalho consiste no estudo sobre o universo das Ordens Terceiras de Nossa Senhora do Carmo e de São Francisco de Assis das cidades de Mariana e Ouro Preto, no período que compreende os anos de 1844 e 1875, período do Bispado de D. Viçoso. O seu objeto está circunscrito às questões que abarcam as relações que estas instituições estabeleceram com a Diocese de Mariana. Interações marcadas por fortes laços de proteção, mas também por uma atmosfera de desconfianças. Neste contexto, porém, D. Viçoso não (re)cria táticas para modificar as expressões do sentir religioso e para censurar as práticas costumeiras das confrarias. Encontramos um estreitamento das relações da Diocese com as Ordens Terceiras. Na análise foi utilizado um corpo documental de procedências diversas, que incluem documentos provenientes das ordens terceiras e fontes oriundas do poder civil e eclesiástico. Este conjunto foi alvo de análises qualitativas e quantitativas. Os resultados nos possibilitaram sugerir, portanto, que o tipo de catolicismo que estas organizações praticavam, em certa medida, pode ser considerado um catolicismo plural, que mescla cotidianamente elementos da ortodoxia oficial da Igreja Católica com elementos de uma religiosidade popular. Portanto, concluímos que o catolicismo no século XIX é um amálgama, um imenso mosaico que se caracteriza como uma instituição híbrida e maleável diante das inúmeras expressões da fé católica, oriundas de vários segmentos sociais e culturais.
Resumo em outra língua: The present paper deals with the study of the universe of the Ordens Terceiras of Nossa Senhora do Carmo and São Francisco de Assis of the cities of Mariana and Ouro Preto, during the period that corresponds to the years of 1844 and 1875, period of the Bispado of D.Viçoso. It´s object is to bound the issues that comprises the relations that these institutions establish with the Diocese of Mariana. Interactions marked by the strong relation of protection, but also by an atmosphere of skepticism. In this context, however D.Viçoso doesn´t re(create) tactics to modify the expressions of the religious feeling and to censure the customary practice of the brotherhood, we found a close relation to the Diocese with the Ordens Terceiras. A variety of documents were used in the analysis which included documents coming from the Ordens Terceiras and resources coming from the ecclesiastical and the civil power. This whole was a target of quantity and quality analysis. Therefore the results helped us suggest that the type of Catholicism that these organizations practiced, at some level, could be considered a plural Catholicism that gathers daily elements of the official orthodoxy of the Catholic Church with elements of a popular religiousness. Therefore, we conclude that the Catholicism in the nineteenth century is an amalgamation, a big mosaic, which is characterized by a hybrid and flexible institution in face of numerous expressions of the catholic faith, upcoming from the various cultural and social segments.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2400
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