Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2016
Título: Enação e processo de trabalho : uma abordagem atuacionista da ação operatória.
Autor(es): Bouyer, Gilbert Cardoso
Sznelwar, Laerte Idal
Palavras-chave: Enação
Ergonomia cognitiva
Ação incorporada
Data do documento: 2007
Referência: BOUYER, G. C.; SZNELWAR, L. I. Enação e processo de trabalho : uma abordagem atuacionista da ação operatória. Gestão e Produção, v. 14, n.1, p.97-108, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/gp/v14n1/08.pdf>. Acesso em: 06 dez. 2012.
Resumo: Este artigo, baseado no novo paradigma das ciências cognitivas, convida a uma ruptura ontológica com a abordagem objetivista da representação operatória em Ergonomia Cognitiva. O atuacionismo é um ponto de vista incorporado-enativo. Ou seja, processos cognitivos emergem ou en-agem pelos agentes (trabalhadores). A abordagem atuacionista pode fornecer significativas contribuições à Ergonomia. Este trabalho é o resultado de pesquisa realizada em sistemas reais de produção, pelos métodos de Análise Ergonômica do Trabalho. Ele identificou e caracterizou uma falha ontológica, presente nas análises da atividade operatória: Observador isolado do objeto observado pelas distinções de atuação entre ambos. Isso resulta em diferenças de ação, percepção e interpretação, as quais, historicamente, têm tornado impraticável um conhecimento aprofundado sobre o funcionamento do processo de trabalho. Atualmente, os processos que aparentam ser rotineiros, parcelados e manuais abrigam uma nova noção de competência, a competência atuacionista ou cognitiva, necessária para conferir continuidade e fluxo à produção.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2016
ISSN: 18069649
Licença: Revista Gestão & Produção autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP desde que seja citada a fonte. Contato via e-mail em: 20 ago. 2014.
Aparece nas coleções:DEPRO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EnaçãoProcessoTrabalho.pdf292,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.