Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2008
Título: A construção da identidade nacional em O vendedor de passados.
Autor(es): Carvalho, Mariana Aparecida de
Perpétua, Elzira Divina
Palavras-chave: Identidade
Nação
Memória
Metaficção historiográfica
Pós-modernismo
Data do documento: 2011
Referência: CARVALHO, M. A. de.; PERPÉTUA, E. D. A construção da identidade nacional em O vendedor de passados. Nau Literária: crítica e teoria de literaturas, v. 7, n. 1, p. 3-17, 2011, Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/NauLiteraria/article/view/20607/13344>. Acesso em: 05 dez. 2012.
Resumo: Propomos analisar o romance O vendedor de passados, do angolano José Eduardo Agualusa, em que estão presentes fatores ligados à construção de Angola enquanto nação, sendo ficcionalizados como desejo de construção de uma nova identidade nacional através da falsificação de novos passados. Desta forma, O vendedor de passados pode ser lido como uma metaficção historiográfica, termo cunhado por Linda Hutcheon (1988), uma vez que a obra ficcional se volta para o passado não para recontá-lo como reconstituição, mas para reconstruí-lo com base no que poderia ter acontecido, sob um viés crítico, atribuindo, assim, ao discurso historiográfico uma nova significação. Refletimos, ainda, sobre a construção da memória, inerente à ideia de construção da identidade nacional angolana presente na narrativa de Agualusa, abordando, também, a problemática da pós-modernidade que perpassa o romance, sobretudo se investigarmos a temática da obra, bem como os fatores utilizados para que ela seja composta – fatores como ironia, paródia e a presença do passado, que de acordo com Hutcheon são características essenciais das obras que compõem a chamada pós-modernidade
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2008
ISSN: 19814526
Licença: Os trabalhos publicados na Nau Literária estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: Nau Literária <http://seer.ufrgs.br/index.php/NauLiteraria/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 03 jan. 2017.
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConstruçãoIdentidadeNacional.pdf224,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.