Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18132
Título: Imaginação e liberdade : condição fundamental da literatura para crianças e jovens.
Autor(es): Corrêa, Thiago Augusto da Silva
Orientador(es): Machado, Rodrigo Corrêa Martins
Palavras-chave: Literatura - aspectos sociais
Subjetividade
Imaginação
Subjetividade na literatura
Imaginação na literatura
Data do documento: 2023
Membros da banca: Machado, Rodrigo Corrêa Martins
Corrêa, Hércules Tolêdo
Becker, Caroline Valada
Referência: CORRÊA, Thiago Augusto da Silva. Imaginação e liberdade: condição fundamental da literatura para crianças e jovens. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão teórico-metodológica acerca das literaturas para criança e adolescente, com a temática de desconstrução de gênero e sexualidade. Considerou-se, para isso, as propostas sócio interacionista do desenvolvimento humano (Piaget, 1975; Vygotsky, 1988), para se pensar a função social da literatura, por meio da abordagem fenomenológica que compreende as condições que a linguagem que faz parte do texto pode assumir, gerando possibilidades plurissignificativas de uma dimensão sistêmica de significantes (Fiuza, 2011). Objetivou-se, portanto, abordar a literatura como meio de dar continuidade de leitura de mundo, relacionando com o mundo externo que se faz presente no indivíduo, além de elevar a concepção artística do fenômeno literário para crianças e adolescentes, possibilitando um ganho de multiplicidade e força nos modos de formação humana. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir de uma revisão teórica a respeito do papel social e formativo da literatura. Sendo assim, a dissertação é dividida em três capítulos. Sendo o primeiro, uma síntese teórica sobre o papel da imaginação no processo de desenvolvimento humano. Já no segundo, a discussão parte das teorias literárias, em especial a teoria da recepção, que analisa as concepções que influenciam a educação e a circulação de obras literárias no ensino formal, além de examinarem as contribuições do método fenomenológico para compreender o papel do leitor frente a obras que podem gerar desconforto devido à sua temática. Por fim, no terceiro capítulo, apresento uma análise de três obras literárias para crianças, sendo elas Pode Pegar!, de Janaína Tokitaka, Princesa Kevin, de Michael Escoffier e Julián é uma sereia, de Jessica Love. Tais narrativas estão voltadas para o leitor em fase iniciante e possuem temática que questiona os conceitos dados como gênero em nossa sociedade.
Resumo em outra língua: This paper presents a theoretical-methodological reflection on literature for children and adolescents with the theme of gender and sexuality deconstruction. For this purpose, the socio-interactionist proposals of human development (Piaget, 1975; Vygotsky, 1988) were considered to contemplate the social function of literature, through a phenomenological approach that understands the conditions that the language within the text can assume, generating multiple significant possibilities of a systemic dimension of signifiers (Fiuza, 2011). The aim was to approach literature as a means to continue the reading of the world, relating it to the external world present in the individual, as well as to elevate the artistic conception of the literary phenomenon for children and adolescents, enabling a gain in multiplicity and strength in modes of human formation. To achieve this, a bibliographic research was conducted, based on a theoretical review regarding the social and formative role of literature. Therefore, the dissertation is divided into three chapters. The first is a theoretical synthesis on the role of imagination in the process of human development. In the second chapter, the discussion starts from literary theories, especially reception theory, which analyzes the concepts that influence the education and circulation of literary works in formal education, in addition to examining the contributions of the phenomenological method to understand the role of the reader in works that may generate discomfort due to their themes. Finally, in the third chapter, I present an analysis of three literary works for children, namely "Pode Pegar!" by Janaína Tokitaka, "Princesa Kevin" by Michael Escoffier, and "Julián é uma sereia" by Jessica Love. These narratives are aimed at beginning readers and address themes that question and understand what is given as gender in our society.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18132
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/03/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:PPL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ImaginaçãoLiberdadeCondição.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons