Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1776
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorRosa, Milton-
dc.contributor.authorOrey, Daniel Clark-
dc.date.accessioned2012-11-13T12:09:29Z-
dc.date.available2012-11-13T12:09:29Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationROSA, M.; OREY, D. C. Symmetrical freedom quilts: the ethnomathematics of ways of communication, liberation, and art. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 2, n. 2, p. 52-75, 2009. Disponível em: <http://revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/19>. Acesso em: 13 nov. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn20115474-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1776-
dc.description.abstractSymmetrical Freedom Quilts may be considered as links between mathematics, history, ethnomathematics, and the art of quilting. A quilt theme is a pedagogical way to integrate mathematics, art, and history in an interdisciplinary approach. This article combines an ethnomathematical-historical perspective by elaborating a history project related to the Underground Railroad. This work will allow teachers to develop classroom projects that help students to better understand geometry, especially concepts of symmetry and transformations. One of the objectives of this project is to stimulate student’s creativity and interest, because quilts may be considered as cultural and mathematical expressions of student’s daily life.pt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.subjectUnderground railroadpt_BR
dc.subjectSymmetrypt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleSymmetrical freedom quilts: the ethnomathematics of ways of communication, liberation, and art.pt_BR
dc.title.alternativeOs quilts simétricos da liberdade: os modos etnomatemáticos de comunicação, libertação e arte.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseTodos los contenidos de la Revista Latinoamericana de Etnomatemática se publican bajo la licencia de la Red Latinoamericana de Etnomatemática y el Departamento de Matemáticas y Estadística de la Universidad de Nariño y pueden ser usados gratuitamente para fines no comerciales, dando los créditos a los autores y a la Revista, como lo establece esta licencia. Fonte: Revista Latinoamericana de Etnomatemática <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 jan. 2017.-
dc.description.abstractenOs Quilts Simétricos da Liberdade podem ser considerados como um elo entre a matemática, a história, a etnomatemática e a arte de quilting. O tema quilt é um modo pedagógico que integra a matemática, a arte e a história numa abordagem interdisciplinar. Este artigo combina uma perspectiva histórica-etnomatemática ao elaborar um projeto de história relacionado com o Underground Railroad. Este trabalho permite que os professores desenvolvam projetos em sala de aula que auxiliam os alunos ao melhor entendimento da geometria, especialmente, os conceitos de simetria e transformações. Um dos objetivos deste projeto é estimular a criatividade e o interesse dos alunos, pois os quilts podem ser considerados como expressões culturais e matemáticas do cotidiano dos alunos.-
Aparece nas coleções:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SymmetricalFreedomQuilts.pdf349,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.