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Título: Poesia negro-brasileira contemporânea como expressão de espaços : aproximações e digressões nas poéticas de Conceição Evaristo e Edimilson de Almeida Pereira.
Autor(es): Tiago, Alisson Felipe
Orientador(es): Rezende, Carolina Anglada de
Palavras-chave: Literatura brasileira - escritores negros
Escritores negros
Literatura brasileira - história e crítica
Data do documento: 2023
Membros da banca: Rezende, Carolina Anglada de
Amorim, Bernardo Nascimento de
Alexandre, Marcos Antônio
Referência: TIAGO, Alisson Felipe. Poesia negro-brasileira contemporânea como expressão de espaços : aproximações e digressões nas poéticas de Conceição Evaristo e Edimilson de Almeida Pereira. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar as manifestações do espaço nas poéticas de Conceição Evaristo e Edimilson de Almeida Pereira. As múltiplas significações do espaço são exploradas, portanto, seu sentido dar-se-á a partir de um ambiente dêitico, como discutido por Émile Benveniste (1995), em uma instância discursiva. Buscando desconstruir estereótipos sobre a cultura negra, serão cotejados estudiosos como Achille Mbembe (2018), Paul Gilroy (2020), Édouard Glissant (2021) que, de diferentes formas, refletem sobre a condição do sujeito negro, além disso, dissertam sobre como o ideal da modernidade é uma estrutura herdeira das instituições coloniais. Outro ponto de desconstrução desses pensadores é a ideia de uma identidade cultural pura, centralizada e enraizada. Em seguida passaremos pela contextualização e conceitualização do termo “negro-brasileira”. Nesta etapa reflete-se com pensadores como Cuti (2010), Zilá Bernd (2010) e Almeida Pereira (2008), percebendo-se que esse termo não limita, legitima ou restringe a produção literária, mas, sim, oferece novos espaços de produção e crítica literária. Ao cartografar os espaços imaginados pelos poetas tem-se como aporte o Pensamento- Paisagem de Michel Collot (2013), que observa como a relação do sujeito com o seu ambiente produz um novo mundo na escrita, baseado na perspectiva do escritor, mundo este que não se limita a ser uma mera mimese dos lugares que o poeta visitou, antes, é sua recriação na linguagem. Assim, o poeta, ao reimaginar o mundo, pode quebrar ciclo de representações estereotipadas da cultura e do sujeito negro. Sob a concepção do Espaço Literário de Maurice Blanchot (1987), será observado como a literatura também se apresenta em um ambiente autônomo, significando-se em seu próprio espaço discursivo e demostrando a impossibilidade de o poeta olhar objetiva e diretamente para a poesia. Percebe-se, inicialmente que as poéticas dos autores aqui estudados, apesar de se aproximarem pela temática, distanciam-se quanto ao modo de produção, pois a escritora mineira utiliza-se da linguagem ordinária e referencial, enquanto o poeta juizforense explora as possibilidades do signo, descrito por Blanchot como palavra bruta e palavra essencial respectivamente. Por fim, esta pesquisa também mapeia nas obras dos poetas as apresentações da performance. Nela o corpo pode se apresentar como lugar da memória, por Leda Martins (2021), e também como a representação performática da linguagem capaz de criar um efeito-mundo, segundo Barbara Cassin (2010). Entretanto, refletimos sobre como corpos-poema flertam com a ideia de uma performance que desprivilegia a presença de tal forma que a própria ideia de corpo em performance é colocada em suspensão.
Resumo em outra língua: This research aims to investigate the manifestations of space in the poetics of Conceição Evaristo and Edimilson de Almeida Pereira. The multiple meanings of space are explored, and therefore, its sense will be derives from a deictic environment, as discussed by Émile Benveniste (1995), in a discursive instance. In an effort to deconstruct stereotypes about black culture, scholars such as Achille Mbembe (2018), Paul Gilroy (2020), and Édouard Glissant (2005) will be compared, as they reflect on the condition of the black subject and discuss how the ideal of modernity is a structure inherited from colonial institutions. Another point of deconstruction from these thinkers is the idea of a pure, centralized, and rooted cultural identity. The contextualization and conceptualization of the term "black- Brazilian" will be examined, reflecting on the works of scholars such as Cuti (2010), Zilá Bernd (2010), and Almeida Pereira (2008), and recognizing that this term does not limit, legitimize, or restrict literary production, but rather offers new spaces for literary production and criticism. By mapping the imagined spaces of the poets, Michel Collot's (2013) concept of Landscape Thinking will be utilized, observing how the relationship between the subject and their environment produces a new world in writing, based on the perspective of the writer. This world is not limited to being a mere mimesis of the places the poet has visited but rather a recreation in language. Thus, the poet, in reimagining the world, can break the cycle of stereotypical representations of culture and the black subject. This world is not limited to being a mere mimesis of the places the poet has visited but rather a recreation in language. Initially, it is perceived that the poetic works of the authors studied here, despite approaching similar themes, differ in terms of production methods, as Conceição Evaristo uses ordinary and referential language, Edimildon de Almeida Pereira explores the possibilities of the sign, described by Blanchot as raw word and essential word, respectively. Finally, this research also maps the presentations of performance in the poets' works. The body can be understood as a site of memory, as discussed by Leda Martins (2021), and also as a performative representation of language capable of creating a world effect, according to Barbara Cassin (2010). However, we reflect on how poem-bodies flirt with the idea of a performance that deprivileges presence to the extent that the very idea of the body in performance is suspended.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17656
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/10/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPL - Mestrado (Dissertações)

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