Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17484
Title: Cultura para o desenvolvimento : uma análise do desenvolvimento econômico com ênfase no mercado cultural.
Authors: Torres, Vinícius Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor: Cosentino, Daniel do Val
Keywords: Cultura
Desenvolvimento econômico
Produtos novos
Issue Date: 2023
metadata.dc.contributor.referee: Cosentino, Daniel do Val
Oliveira, Francisco Horácio Pereira de
Marson, Michel Deliberali
Citation: TORRES, Vinícius Fernandes. Cultura para o desenvolvimento: uma análise do desenvolvimento econômico com ênfase no mercado cultural. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Abstract: Este estudo tem como intuito incluir a cultura na discussão sobre o desenvolvimento econômico e humano. É uma observação de como a sociedade pode entender a cultura como ferramenta impulsionadora de criatividade e inovação, e de como a destruição criativa amparada nos costumes, valores e percepções podem levar a um desenvolvimento mais fluido e sustentável no longo prazo ao país. O estudo analisa como o Brasil e países do leste europeu (Croácia, Chéquia, Estônia, Letônia e Polônia) se desenvolveram ao longo de 10 anos (2010 a 2019) tendo como ênfase o mercado cultural e principalmente os gastos governamentais com cultura durante esse período de tempo, verificando como o maior incentivo a cultura funcionou como estimulador para antigos países socialistas se desenvolverem a patamares mais próximos do oeste da Europa e como o Brasil se saiu apesar do investimento inferior. É verificado se a cultura afeta a inovação nos países, como um maior incentivo cultural alimenta a criatividade e a quebra de processos antigos para criar um ambiente inovativo que catalisa a mudança em um sentido de melhorar a situação do povo, que por fim gerará o desenvolvimento econômico e social da nação. Além dos fatores desenvolvimento, cultura e criatividade foram verificadas se a liberdade econômica é fator estimulante a esse processo criativo e inovativo em países que possuem mercado cultural pulsante.
metadata.dc.description.abstracten: The purpose of this study is to include culture as a subject in a discussion about economic and human development. It’s an observation of how the society can understand culture as a catalyst tool to creativity and innovation, and how creative destruction supported on behaves, values and perceptions can take a nation to a path of more fluid and sustainable development in long terms. This study analyze how Brazil and countries from eastern Europe (Croatia, Czechia, Estonia, Latvia and Poland) development over 10 years (2010 to 2019) with emphasis on the cultural market, and mainly government spending on culture during the period, checking how a greater incentive to culture worked as a stimulator for former socialist countries to develop to levels closer to western Europe and how Brazil goes besides lower investment. It will be verified if the culture affect the innovation on countries, if a bigger cultural budget feeds creativity and if disruption on old process can create an innovative environment that boost the changes in a way to achieve a better quality of life, which will generate economic and social development in the nation. In addition to development, culture and creativity will be investigate if economic freedom is a stimulation factor to the creative and innovative process in countries that have in countries that have a provoking cultural market.
Description: Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada. Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17484
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/09/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Appears in Collections:PPEA - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_CulturaDesenvolvimentoAnálise.pdf760 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons