Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17475
Título: O espaço da oralidade no ensino de língua portuguesa : diálogos com professores da educação básica.
Autor(es): Nascimento, Gislainy Jennifer da Silva
Orientador(es): Laranjeira, Rómina de Mello
Palavras-chave: Língua portuguesa - estudo e ensino
Oralidade
Docência
Educação básica
Data do documento: 2023
Membros da banca: Laranjeira, Rómina de Mello
Magalhães, Tania Guedes
Brasileiro, Ada Magaly Matias
Referência: NASCIMENTO, Gislainy Jennifer da Silva. O espaço da oralidade no ensino de língua portuguesa: diálogos com professores da educação básica. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão teórico-metodológica acerca do trabalho que tem sido desenvolvido com a oralidade no ensino básico brasileiro. Considerou-se, para isso, as propostas sócio-histórica e dialógica, bem como a interacionista sociodiscursiva (BAKHTIN, 2011; VOLÓCHINOV, 2018; DOLZ; SCHNEUWLY, 2004), para se pensar o ensino de Língua Portuguesa por meio dos gêneros orais como forma de criar um espaço para o falante ampliar seu domínio da língua em diferentes situações comunicativas (MARCUSCHI, 1997; 2010; MAGALHÃES, 2008; BUENO, 2009; ALVIM; MAGALHÃES, 2019; CARVALHO; FERRAREZI, 2018). Objetivou-se, por meio do diálogo com docentes de diferentes regiões do país que atuam no ensino de Língua Portuguesa nas escolas, analisar se o trabalho com a oralidade tem se dado de maneira sistemática, contemplando as competências sociocomunicativas da fala e escuta, ampliando o domínio e uso dos gêneros orais mais formais, valorizando as relações entre fala e escrita por meio de atividades de retextualização e avaliando as práticas orais dos discentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa interpretativa, com entrevistas semiestruturadas, que permitiram a análise da fala de cinco docentes, um de cada região do país, sobre suas práticas escolares. Os resultados apontaram para a ausência de formação docente direcionada para o ensino e a aprendizagem da oralidade, como se este eixo de ensino fosse aprendido de forma natural, tanto na formação básica quanto no ensino superior. Além disso, percebeu-se que, mesmo sendo consenso que a língua e os letramentos devem ser considerados uma prática social de interação dos sujeitos culturalmente situados, a modalidade oral é desvalorizada em detrimento da escrita. Reforça-se, portanto, a necessidade de maior atenção teórica e metodológica na formação inicial e continuada para os professores de Língua Portuguesa, de forma a atuarem na educação básica com conhecimentos especializados sobre o ensino de oralidade.
Resumo em outra língua: This paper presents a theoretical and methodological reflection about the work that has been developed with orality in Brazilian basic education. It considered, for this, the social-historical and dialogical proposals, as well as the sociodiscursive interactionist (BAKHTIN, 2011; VOLÓCHINOV, 2018; DOLZ; SCHNEUWLY, 2004), to think about the teaching of Portuguese Language through oral genres as a way to create a space for the speaker to expand their language domain in different communicative situations (MARCUSCHI, 1997; 2010; MAGALHÃES, 2008; BUENO, 2009; ALVIM; MAGALHÃES, 2019; CARVALHO; FERRAREZZI, 2018). It aimed, through dialogue with teachers from different regions of the country who work in the teaching of Portuguese Language in schools, to analyze whether the work with orality has been given in a systematic way, contemplating the sociocommunicative skills of speaking and listening, expanding the domain and use of more formal oral genres, valuing the relations between speech and writing through retextualization activities and evaluating the students' oral practices. To do so, an interpretative qualitative research was carried out, with semi-structured interviews, which allowed the analysis of the speech of five teachers, one from each region of the country, about their school practices. The results pointed to the absence of teacher training in the teaching and learning of orality, as if this axis of teaching were learned in a natural way, both in basic and higher education. Moreover, it was noticed that, even though it is a consensus that language and literacies must be considered a social practice of interaction of culturally situated subjects, the oral modality is devalued in detriment of the written one. It reinforces, therefore, the need for greater theoretical and methodological attention in initial and continuing education for Portuguese Language teachers, so that they can work in basic education with specialized knowledge about the teaching of orality.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17475
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/09/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EspaçoOralidadeEnsino.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons