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Título: Professores homens nas primeiras etapas da educação básica : dilemas e enfrentamentos.
Título(s) alternativo(s): Male teachers in primary schools : dilemmas and confrontations.
Autor(es): Oliveira, Rosilane Katia de
Nogueira, Marlice de Oliveira e
Torres, Marco Antônio
Palavras-chave: Docência
Educação de crianças
Data do documento: 2022
Referência: OLIVEIRA, R. K. de; NOGUEIRA, M. de O. e; TORRES, M. A. Professores homens nas primeiras etapas da educação básica: dilemas e enfrentamentos. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 27, n. 1, 2022. Disponível em: <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8815/0>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Resumo: O artigo discute resultados de uma pesquisa realizada com pais professores homens da Educação Básica em cinco cidades mineiras. Primeiramente, realizamos um mapeamento da presença destes docentes nas escolas de educação básica nos municípios investigados, nas esferas municipais e estaduais, na Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. Em seguida, cotejamos esses dados com a produção científi ca produzida nas duas últimas décadas sobre o tema, enfatizando os estudos que investigaram a presença masculina na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados indicam que o número de professores homens na docência aumenta à medida em que se avança no nível de ensino, comportamento estatístico também presente no conjunto dos docentes do país. A análise da produção científi ca demonstrou que os professores do sexo masculino, ao se inserirem nas primeiras etapas da educação básica, passam por dilemas e enfrentamentos para permanecer na profi ssão e, muitas vezes, são submetidos às provas de uma pretensa e idealizada “idoneidade” para serem aceitos pela comunidade escolar.
Resumo em outra língua: The article discusses the results of a survey conducted with male teachers parents in primary schools in five cities of Minas Gerais. First, we mapped the presence of these teachers in elementary schools in the investigated municipalities, at the municipal and state levels, at the Ouro Preto Regional Teaching Superintendence. Then we compare these data with the scientifi c production produced in the last two decades on the subject, emphasizing the studies that investigated the male presence in early childhood education and early years of elementary school. The results indicate that the number of male teachers in teaching increases as the level of education progresses, a statistical behavior also present in all teachers in the country. The data from the analysis of the scientific production showed that male teachers, when entering the school space, go through dilemmas and confrontations to stay in the profession and, often, are subjected to tests of an alleged and idealized “suitability” to be accepted by the teacher school community.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17356
DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v27i1.8616
ISSN: 2236-6377
Licença: O periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/450>. Acesso em: 27 maio 2022.
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