Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17265
Title: Demonstrações dos teoremas de Ceva, Menelaus e Desargues no Plano de Argand-Gauss.
Authors: Cruz, Breno Arcanjo Fernandes da
Souza, Gil Fidelix de
Ferreira, Geraldo César Gonçalves
Keywords: Números complexos
Geometria plana
Issue Date: 2022
Citation: CRUZ, B. A. F. da; SOUZA, G. F. de; FERREIRA, G. C. G. Demonstrações dos teoremas de Ceva, Menelaus e Desargues no Plano de Argand-Gauss. Revista de Matemática de Ouro Preto, v. 3, 2022. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/rmat/article/view/5557>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Abstract: Neste trabalho fazemos uso da boa estrutura do conjunto dos números complexos, essencialmente de sua geometria, para promover o estudo de objetos e a obtenção de resultados da Geometria Plana. A boa estrutura do conjunto dos números complexos permite o estudo de resultados clássicos, por exemplo, os Teoremas de Ceva, Menelaus e Desargues. O primeiro Teorema estabelece condições necessárias e suficientes para que três cevianas sejam concorrentes, o segundo estabelece condições de colinearidade para um conjunto de pontos, ou para a concorrência de um conjunto de segmentos e o terceiro refere-se a triângulos projetivos e pode ser visto como uma consequência do primeiro resultado.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17265
ISSN: 2237-8103
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados pelo periódico RMAT - Revista de Matemática estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: RMAT - Revista de Matemática <https://periodicos.ufop.br/rmat/about/submissions>. Acesso em: 19 maio 2022.
Appears in Collections:DEMAT - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_DemonstraçõesTeoremasCeva.pdf520,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.