Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1703
Título : Tecnologia para interação e colaboração na EAD : um estudo utilizando sistemas de realidade aumentada.
Autor : Dainese, Carlos Alberto
Garbin, Tânia Rossi
Fecha de publicación : 2009
Citación : DAINESE, C. A.; GARBIN, T. R. Tecnologia para interação e colaboração na EAD : um estudo utilizando sistemas de realidade aumentada. In. I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil, 2009. Brasília. Anais... Brasília: Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil, 2009. v. 1. Disponível em: <http://www.cead.ufop.br/~arquivos/cdainese/ra.pdf>. Acesso em: 19 out. 2012.
Resumen : Tendo como objetivo investigar a utilização de recursos tecnológicos para auxiliar o desenvolvimento de atividades de colaboração e interação na EAD, desenvolvemos experimentos utilizando a tecnologia de Realida de Aumentada. Para o desenvolvimento do estudo utilizamos sistemas de realidade aumentada denominados de AmCARA, LIRA e LIRAESPEC associados a softwares e recursos de videoconferência e conferência-web. Verificamos que a utilização de sistemas de realidade aumentada não depende de uma conexão de internet com alta banda e pode ser aplicado a diferentes atividades atendendo, inclusive, alunos com dificuldades nas áreas motoras e de comunicação.
URI : http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1703
Aparece en las colecciones: DEGEP - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EVENTO_TecnologiaInteraçãoColaboração.pdf418,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.