Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1683
Título: Ambientes colaborativos em educação a distância : abordagens sobre uma ação de formação continuada.
Título(s) alternativo(s): Collaborative environments in distance learning : approaches about a process of teachers trainning in-service
Autor(es): Gabini, Wanderlei Sebastião
Mengalli, Neli Maria
Garbin, Tânia Rossi
Dainese, Carlos Alberto
Palavras-chave: Ambientes virtuais de aprendizagem
Educação a distância
Formação docente
Processos colaborativos
Digital learning environments
Data do documento: 2010
Referência: GABINI, W. S. et al. Ambientes colaborativos em educação a distância : abordagens sobre uma ação de formação continuada. Revista e-Curriculum, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2010. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3352>. Acesso em: 18 nov. 2012
Resumo: O presente artigo discute o estabelecimento de processos colaborativos em contexto de educação a distância através dos ambientes virtuais de aprendizagem. Enfoca, também, a questão da eficiência e eficácia para que tais ambientes não se transformem em meros espaços nos quais se trabalham informações, sem garantia de interação e de elaboração do conhecimento. Essa discussão foi organizada a partir de dados coletados em fóruns realizados na disciplina Gestão, Tecnologia e Processo Colaborativo, do curso de Especialização em Tutoria em EAD, desenvolvido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto – MG. Trata-se de um curso destinado a docentes tutores (presenciais e a distância), bem como coordenadores de pólos da parceria UFOP/Universidade Aberta do Brasil. Ao abordar o processo de formação continuada, busca-se identificar a implementação de práticas reflexivas em relação ao contexto de atuação dos participantes.
Resumo em outra língua: This article discusses the organization of collaborative processes in the context of distance learning through digital learning environments. It focuses the issue of the efficiency and effectiveness for such environments do not become spaces in which to work the information without warranty of interaction and development of knowledge. This discussion was organized from digital data collected in one forum in the discipline Knowledge, Technology and Collaborative Processes, specialization in Tutor in Distance Learning, developed by Open and Distance Center, Ouro Preto Federal University. The public is tutor teachers tutors (presential and distance), as well as coordinators of the poles of Open University from Brazil. This work approach education long life and recognize implementation of reflexive practice around context of work and study of participants.
URI: http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1683
ISSN: 18093876
Aparece nas coleções:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AmbientesColaborativosEducação.pdf145,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.