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Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorGama, Carlos Alberto Pegolo da-
dc.contributor.authorGuimarães, Denise Alves-
dc.contributor.authorCoelho, Vivian Andrade Araújo-
dc.contributor.authorCarvalho, Rafael Cotta-
dc.contributor.authorCampos, Cecília Godoi-
dc.contributor.authorFraga, Agripina Maria de Souza-
dc.date.accessioned2023-06-27T17:47:30Z-
dc.date.available2023-06-27T17:47:30Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationGAMA, C. A. P. da et al. A implantação da rede de atenção psicossocial na região ampliada de saúde oeste de Minas Gerais-BR. Cadernos Saúde Coletiva, v. 28, n. 2, p. 278-287, abr./jun. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cadsc/a/6PJJPwXbvHXRRg68gtL4WRS/?lang=pt>. Acesso em: 11 out. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2358-291X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16816-
dc.description.abstractIntrodução: A criação da Rede de Atenção Psicossocial permitiu ampliar e organizar a oferta da atenção à saúde mental à população brasileira. Objetivo: Analisar a implantação da Rede de Atenção Psicossocial na Região Ampliada de Saúde Oeste de Minas Gerais. Método: Foi realizado estudo exploratório a partir de revisão de literatura, pesquisa documental, questionário aplicado a gestores e entrevistas com informantes-chave. Resultados: A Rede de Atenção Psicossocial possui 27 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) (13 CAPS I, 6 CAPS II, 1 CAPS III, 2 CAPS i, 3 CAPS ad II, 2 CAPS ad III), 12 Ambulatórios de Saúde Mental e 2 Residências Terapêuticas. A Estratégia de Saúde da Família está implantada em 86,62% dos municípios e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família em 62,96%. Apresenta índice de 1,71 CAPS/100.000 habitantes, bem acima da média nacional. No entanto, 14,49% da população não possui acesso a este serviço. Conclusão: Constatou-se dificuldades na pactuação da Rede de Atenção Psicossocial nos municípios com menos de 15.000 habitantes, baixo índice de CAPS i e CAPS ad, insuficiência de CAPS III e escassa implementação de leitos em hospitais gerais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectServiços de saúde mentalpt_BR
dc.subjectServiços comunitários de saúde mentalpt_BR
dc.subjectPesquisa sobre serviços de saúdept_BR
dc.subjectReforma dos serviços de saúdept_BR
dc.titleA implantação da rede de atenção psicossocial na Região Ampliada de Saúde Oeste de Minas Gerais-BR.pt_BR
dc.title.alternativeThe implementation of the psychosocial attention network in the extended Region of Health West of Minas Gerais-BR.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenBackground: The creation of the Psychosocial Care Network allowed the increase and organization of the provision of mental health care to the Brazilian population. Objective: This study aims to analyze the Psychosocial Care Network implantation process in the Western Health Extended Region of the State of Minas Gerais. Method: An exploratory study was carried out from literature review, documentary research, interviews with key informants and questionnaires that were applied to managers. Results: The Psychosocial Care Network has 27 Centers for Psychosocial Care (CAPS) (CAPS) (13 CAPS I, 6 CAPS II, 1 CAPS III, 2 CAPS i, 3 CAPS ad II, 2 CAPS ad III), 12 Mental Health Clinics and 2 therapeutic residences. The Family Health Strategy is implemented in 86.62% of the municipalities and the Family Health Support Unit in 62.96%. It has an index of 1.71 CAPS / 100.000 inhabitants, above the national average; on the other hand 14.49% of the population does not have access to this service. Conclusion: It was observed difficulties in the agreement of Psychosocial Care Network in municipalities with less than 15.000 inhabitants, low CAPS i and CAPS ad index, CAPS III insufficiency and scarce beds implementation in General Hospitals have been found.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1414-462X202028020301pt_BR
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