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Title: Os lugares da arte na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) : experiência docente a partir da arte da performance e suas imbricações com a cultura afro-brasileira.
Other Titles: The places of art in the Common National Curriculum Base (BNCC) : teaching experience based on the performance art and its imbrications with afro-brazilian culture.
Authors: Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
Araújo, Giulia Oliva de
Pessôa, Matheus Felipe Marques
Issue Date: 2022
Citation: GASPERI, M. E. R. de; ARAÚJO, G. O. de; PESSÔA, M. F. M. Os lugares da arte na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): experiência docente a partir da arte da performance e suas imbricações com a cultura afro-brasileira. Revista Cena, Porto Alegre, v. 22, n. 38, set./dez. 2022. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/cena/article/view/125173>. Acesso em: 01 mar. 2023.
Abstract: O presente artigo analisa a aproximação entre a arte da performance e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Componente Curricular Arte. Para tanto, fez-se um estudo histórico-crítico acerca do processo de formulação da BNCC, a fim de se compreender quais os impactos para o ensino de Artes no Brasil. Após tal panorama, investiga-se uma experiência do- cente realizada no Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG – Campus Ouro Preto (MG), dentro do con- texto de obrigatoriedade da Lei 10.639/03, que prevê o estudo da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas. Para discorrer sobre essa experi- ência, parte da fundamentação teórica se baseou em estudos acerca de necropolítica e de refiguração de si (MBEMBE, 2018). Com isso, buscou-se inves- tigar o estudo de parte da arte da performance como proposta metodológica para o ensino do afrocentra- mento na escola, pontuando a pertinência de políticas públicas que valorizem a cultura afro- brasileira.
metadata.dc.description.abstracten: This article analyzes the approximation between per- formance art and the National Curricular Common Base (BNCC) – Component Curricular Art. Therefo- re, a historical-critical study was carried out on the process of formulating the BNCC, in order to unders- tand the impacts on the teaching of Arts in Brazil. After this panorama, we investigate a teaching ex- perience carried out at the Federal Institute of Minas Gerais - IFMG - Campus Ouro Preto (MG), within the context of mandatory Law 10.639/03, which provides for the study of Afro-Brazilian culture in the curricula of public schools. To discuss this experience, part of the theoretical foundation was based on studies on necropolitics and self-refiguration (MBEMBE, 2018). With this, we sought to investigate the study of part of performance art as a methodological pro- posal for the teaching of Afro-centeredness at scho- ol, punctuating the relevance of public policies that value Afro-Brazilian culture.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16728
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22456/2236-3254.125173
ISSN: 2236-3254
metadata.dc.rights.license: Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0). Fonte: PDF do artigo.
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