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dc.contributor.authorCruz, Thaís Alessandra Martins da-
dc.contributor.authorCavalcante, Alex Beigui de Paiva-
dc.date.accessioned2023-05-26T20:48:26Z-
dc.date.available2023-05-26T20:48:26Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationCRUZ, T. A. M. da; CAVALCANTE, A. B. de P. Do sarau à palavra (per)formada: entre paradigmas, intuição e artivismo. Revista Cena, Porto Alegre, v. 23, n. 39, jan./abr. 2022. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/cena/article/view/127898>. Acesso em: 01 mar. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2236-3254-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16720-
dc.description.abstractEste artigo visa contribuir para a compreensão da palavra como potencialidade performativa. A partir do estudo do fenômeno da poesia marginal dos saraus, o hip-hop, o slam até a palavra (per)formada, obje- tiva-se demonstrar como o poder da palavra e sua potência cênica, relação com o conceito de intuição e de ativismo na arte, são capazes de produzir sentido poético e ético na cena contemporânea. O trabalho é resultado de uma pesquisa teórica e prática reali- zada no campo dos processos de criação e pretende investigar a intuição como dispositivo de criação para a arte da performance. Foi utilizada a metodologia etnográfica de Sylvie Fortin e Pierre Gosselin (2014) para organização do material criativo. Desse modo, foi discutida a partir do paradigma decolonial, o ra- cismo estrutural, a identidade negra e o corpo negro em cena. Parte dos resultados práticos foi apresenta- da na Bienal Black Brazil Art, produzida em parceria com a Njabala Foundation de Uganda. O trabalho foi premiado em 2019 e a autora convidada a integrar residência artística internacional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectAtivismopt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.titleDo sarau à palavra (per)formada : entre paradigmas, intuição e artivismo.pt_BR
dc.title.alternativeFrom the soiree to the (per)formed word : between paradigms, intuition and artivism.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0). Fonte: o PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenThis article aims to contribute to the understanding of the word as a performative potential. From the study of the phenomenon of marginal poetry of the saraus, hip-hop, the slam to the (per)formed word, the objective is to demonstrate how the power of the word and its scenic potency, relationship with the concept of intuition and activism in art, they are capable of producing poetic and ethical meaning in the contemporary scene. The work is the result of theoretical and practical research carried out in the field of creation processes and intends to investi- gate intuition as a creative device for performance art. The ethnographic methodology of Sylvie Fortin and Pierre Gosselin (2014) was used to organize the creative material. In this way, the decolonial paradigm was discussed from the perspective of structural racism, black identity and the black body on the scene. Part of the practical results was pre- sented at the Black Brazil Art Biennial, produced in partnership with the Njabala Foundation of Ugan- da. The work was awarded in 2019 and the author was invited to join an international artistic residency.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22456/2236-3254.127898pt_BR
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