Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16676
Título: Burnout no ensino superior : um estudo no contexto brasileiro.
Título(s) alternativo(s): Burnout in higher education : a study in the Brazilian context.
Autor(es): Ceribeli, Harrison Bachion
Camêlo, Bruno de Carvalho
Maciel, Gustavo Nunes
Palavras-chave: Esgotamento dos estudantes
Saúde mental dos estudantes
Data do documento: 2022
Referência: CERIBELI, H. B.; CAMÊLO, B. de C.; MACIEL, G. N. Burnout no ensino superior: um estudo no contexto brasileiro. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 23, p. 250-267, jan./dez. 2022. Disponível em: <https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/7389>. Acesso em: 01 mar. 2023.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo examinar a incidência da Síndrome de Burnout entre alunos de Administração de uma universidade federal mineira, bem como os possíveis fatores que contribuem para a manifestação da referida doença. Para coleta de dados, utilizou-se o método survey online, aplicando remotamente o instrumento MBI-SS, e entrevistas em profundidade. Os dados quantitativos foram tratados por meio do cálculo de estatísticas descritivas e os dados qualitativos foram analisados mediante análise de conteúdo. A partir dos resultados constatou-se um número significativo de alunos apresentando em seu dia a dia pelo menos uma das dimensões da síndrome de Burnout, especialmente a exaustão emocional e a baixa realização pessoal. Além disso, percebeu-se uma relação entre a exaustão emocional e a falta de realização pessoal, já que alguns estudantes apontaram que, devido ao elevado esgotamento que experimentam, sentem dificuldade para se dedicarem aos estudos como gostariam, tornando-se menos realizados em decorrência disso.
Resumo em outra língua: This research aimed to examine the incidence of Burnout Syndrome among Administration students at a federal university in Minas Gerais, as well as the possible factors that contribute to the manifestation of that disease. For data collection, the online survey method was used, remotely applying the MBI-SS instrument, and in-depth interviews. Quantitative data were treated by calculating descriptive statistics and qualitative data were analyzed using content analysis. From the results, it was found a significant number of students presenting in their daily lives at least one of the dimensions of the Burnout syndrome, especially emotional exhaustion and low personal fulfilment. In addition, a relationship between emotional exhaustion and lack of personal fulfilment, considering that some students reported that they find it difficult to dedicate themselves to studies as they would like due to the high exhaustion they experience, becoming less accomplished.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16676
DOI: https://dx.doi.org/10.53706/gep.v.23.7389
ISSN: 2178-8030
Licença: Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DECAD- Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_BurnoutEnsinoSuperior.pdf544,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.