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Título: Educação patrimonial, memória e saberes coletivos.
Autor(es): Oliveira, Luciane Monteiro
Oliveira, Ana Paula de Paula Loures de
Data do documento: 2004
Referência: OLIVEIRA, L. M.; OLIVEIRA, A. P. A. L. Educação patrimonial, memória e saberes coletivos. Revista de Arqueologia, v. 17, n. 1, p. 75-84, 2004. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/ra/article/view/1526/1181>. Acessso em: 22 fev. 2017.
Resumo: Neste artigo pretendemos demonstrar os fundamentos teóricos e metodológicos das ações de educação patrimonial realizadas nas escolas públicas do ensino fundamental da comunidade rural de São João Nepomuceno, Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. Nossa proposta teve como meta envolver a comunidade local no desenvolvimento das pesquisas de modo a se identificarem com o patrimônio e o valorizassem como um bem de toda a coletividade. Duas abordagens foram essenciais: 1) prática educativa com a realização de oficinas e 2) pesquisa oral para rememoração dos saberes tradicionais locais. Nossa intenção em todo o processo foi a apreensão do conhecimento por meio da experiência estética e das sensações vivenciadas pela experiência. Conceitos como tecnologia, autonomia, diversidade, memória, coletividade e patrimônio foram trabalhados de modo subliminar às experiências e não colocados como o ponto de partida para a execução das atividades.
Resumo em outra língua: In this article we intent to demonstrate theoretical and methodological bases of the actions of Patrimonial Education. These actions were realized in public schools of basic education in the rural communities of São João Nepomuceno at the Zona da Mata in the state of Minas Gerais. Our objective was to involve the local community in the development of researches in order to be identified with the patrimony and valorize it as a collective property. Two approaches were essential: 1) educational practice with accomplishment of workshops and 2) oral research to remember the traditional local knowledge. Our intention in the process was the apprehension of the knowledge by the aesthetic experience and the sensations lived with the experience. Concepts like technology, autonomy, diversity, memory, collective and patrimony were worked in a subliminal way and not placed as the starting point for doing the activities.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1662
Link para o artigo: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/ra/article/view/1526/1181
ISSN: 01020420
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