Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16448
Título: Miguelismo : entre o absolutismo e o Estado de exceção - institucionalidade e justiça no regime de D. Miguel de Bragança (1828-1834).
Autor(es): Abade, Luciano dos Santos
Orientador(es): Gonçalves, Andréa Lisly
Palavras-chave: Portugal - História - Miguel I - 1828-1834
Despotismo
Historiografia
Data do documento: 2022
Membros da banca: Gonçalves, Andréa Lisly
Formiga, Francis Albert Cotta
Almeida, Raphael Rocha de
Referência: ABADE, Luciano dos Santos. Miguelismo: entre o absolutismo e o Estado de exceção - institucionalidade e justiça no regime de D. Miguel de Bragança (1828-1834). 2022. 152 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: Esta dissertação aborda o Governo de Dom Miguel (1828-1834) a partir de uma análise jurídico-institucional com o objetivo de estabelecer a natureza de seu governo. Ao suspender direitos e garantias civis, usar aparato do Estado para perseguir detratores e usar a violência como instrumento de governo, o regime miguelista política e ideologicamente se amolda a um modelo de Estado absolutista? De que forma o exercício do poder pela força e a suspensão das garantias civis e individuais é medida extraordinária típica de um Estado de Exceção ou tais fatores são inerentes ao processo contrarrevolucionário? Na tentativa de resposta a estas questões, a presente dissertação norteou-se pela pesquisa da institucionalidade do regime miguelista, a partir do levantamento dos processos políticos instaurados contra os opositores. Do ponto de vista historiográfico, percebeu-se a necessidade de se interpretar o período a partir de um ponto de vista que supere o dualismo das perspectivas liberal, que representa o Miguelismo como governo de usurpação e que tem por objetivo a simples restauração do Estado absolutista, e da abordagem antiliberal que elabora uma narrativa apologética do miguelismo, desprendida da ação política, e que o concebe como a concretização de um passado ideal, para acomodar o Miguelismo dentro de um contexto maior e multifacetado, um processo histórico complexo, interpretado como elemento constitutivo da história de Portugal e integrado ao movimento da contrarrevolução europeia do século XIX.
Resumo em outra língua: This dissertation assesses Dom Miguel’s Government (1828-1834) through a juridicinstitutional analytical approach aimed at defining its institutional nature. By suspending civil rights and legal warranties, using the State apparatus to persecute and prosecute detractors, and using force to govern, does the Miguelist regime become homologous to an Absolutist State politically and ideologically? Was the observed use of force to govern and the suspension of civil and individual rights an extraordinary recourse, commonly imposed by a State of Exception, or are these measures an intrinsic part of a counterrevolutionary process? To answer these questions, this thesis researched the institutional characteristics of the Miguelist regime, and the political processes enforced against its opposition. From a historiographic standpoint, this research highlights the need to interpret this period through a frame of reference that transcends the dualism of liberal perspectives, whereby Miguelism is either represented as a usurper government that intends to reinstate the Absolutist State, or by the anti-liberal approach that adopts an apologetic narrative of Miguelism, untied from the political action, who conceives it as a concretization of an ideal past, to accommodate the Miguelism in a larger context, bigger and multifaceted, a complex historical process that must been interpreted as constitutive of the Portugal History withal integrated to the nineteenth century European contra revolutionary movement.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16448
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/03/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_MiguelismoAbsolutismoEstado.pdf3,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons