Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16312
Título: Validação de um modelo experimental animal de associação de alta ingestão de sódio e inflamação crônica : efeito do tratamento com a nanoemulsão de extrato de Baccharis Dracunculifolia.
Autor(es): Lopes, Andre Luciano
Orientador(es): Moura, Sandra Aparecida Lima de
Cardoso, Leonardo Máximo
Palavras-chave: Baccharis dracunculifolia
Inflamação
Sódio
Data do documento: 2022
Membros da banca: Moura, Sandra Aparecida Lima de
Barcelos, Luciola da Silva
Costa, Guilherme de Paula
Referência: LOPES, Andre Luciano. Validação de um modelo experimental animal de associação de alta ingestão de sódio e inflamação crônica: efeito do tratamento com a nanoemulsão de extrato de Baccharis Dracunculifolia. 2022. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) – Escola de Farmácia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: A inflamação é um processo biológico complexo que inclui componentes vasculares, celulares e uma gama de mediadores químicos. A alta ingestão de sódio, influencia a liberação de mediadores pró-inflamatórios no organismo dos indivíduos. O sódio, altera o equilíbrio plasmático desencadeando alterações funcionais e agravando o processo inflamatório. Nesse trabalho foi desenvolvido um modelo experimental onde se associou dois processos patológicos simultâneos, inflamação crônica (induzida por um implante subcutâneo de uma esponja de poliéster-poliuretano) e uma dieta com alto teor de sal em ratos Wistar (para estabelecer o estado hipertensivo sódio- dependente). O objetivo do projeto foi determinar a influência de um processo patológico sobre o outro, e testar uma nanoformulação de extrato alcoólico de Baccharis Dracunculifolia afim de avaliar os possíveis efeitos sobre os parâmetros metabólicos e inflamatórios dos animais. Além disso, propôs-se determinar os níveis de compostos fenólicos e flavonoides presentes nos extratos e partir desse dado, produzir a nanoformulação para ser ministrada aos animais diariamente por via oral pelo tempo de 14 dias pós introdução do estado hipertensivo. O total de 64 ratos Wistar machos foram distribuídos em grupos de dieta contendo 0,27% de sódio (SDP e SDDC) e outro grupo com dieta de 0,90% de sódio (HSP e HSDC). Os grupos denominados DC receberam a nanoformulação contendo extrato de B. dracunculifolia pelo tempo de 14 dias. Foram realizadas prova de função hepática, renal e perfil metabolico. Os resultados mostraram que o modelo de implante de esponja em ratos Wistar foi efetivo e se manifestou de forma similar ao modelo camundongo. Nem a associação das dietas e nem o tratamento alterou o perfil metabólico e inflamatório em nenhum dos grupos avaliados. Os resultados obtidos da análise de sódio e potássio no soro mostrou diferença significativa nos grupos HSDC quando comparados ao grupo SDP. Pode-se concluir que o modelo proposto está adequado e de acordo com as referências obtidas na literatura.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. CIPHARMA, Escola de Farmácia, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16312
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/02/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:CIPHARMA - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ValidaçãoModeloExperimental.pdf4,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons