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Título: Confiabilidade de barras de perfis formados a frio sujeitos à força concentrada em seções sem enrijecedores transversais suscetíveis à falha por esmagamento da alma (web crippling).
Autor(es): Melo, Nathália Barbosa de
Orientador(es): Freitas, Marcílio Sousa da Rocha
Brandão, André Luis Riqueira
Palavras-chave: Confiabilidade - engenharia
Aço - estruturas - esmagamento da alma
Método form
Vigas - perfis formados a frio
Data do documento: 2022
Membros da banca: Freitas, Marcílio Sousa da Rocha
Brandão, André Luis Riqueira
Malite, Maximiliano
Souza, Flávio Teixeira de
Referência: MELO, Nathália Barbosa de. Confiabilidade de barras de perfis formados a frio sujeitos à força concentrada em seções sem enrijecedores transversais suscetíveis à falha por esmagamento da alma (web crippling). 2022. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: O objetivo deste trabalho é a avaliação da segurança estrutural de perfis formados a frio (PFF) sujeitos a forças concentradas em regiões sem enrijecedores transversais susceptíveis a um mecanismo localizado de falha associado ao esmagamento da alma (web crippling). Primeiramente, o dimensionamento foi realizado de acordo com as normas americana e brasileira. Os dados experimentais de seções I enrijecido, Z enrijecido, cartola, U simples e enrijecido relatados na literatura foram analisados, obtendo-se as estatísticas do erro do modelo. Os Índices de confiabilidade (β) foram calculados com o emprego dos métodos de confiabilidade FOSM (First-Order Second- Moment), FORM (First-Order Reliability Method), SORM (Second Order Reliability Method) e SMC (Simulação de Monte Carlo). A análise de confiabilidade foi desenvolvida para combinações de cargas das normas americana e brasileira, além da razão nominal da ação variável e permanente, Ln/Dn, iguais a 3 e 5. Índices de confiabilidade alvo foram considerados de acordo com os principais padrões internacionais para barras de PFF. Em seguida, procedeu-se o dimensionamento das seções do banco de dados experimentais para o estudo estatístico do erro do modelo empregando o método da resistência direta (MRD). O dimensionamento pelo MRD seguiu critérios e formulações propostas por bibliografia internacional, visto que, a formulação para web crippling não é contemplada nas normas de PFF. Os resultados foram comparados com valores experimentais de um banco de dados de perfis U e U enrijecido com foco particular nas condições de carregamento Interior-One-Flange (IOF) e Interior-Two-Flange (ITF). De forma similar foram empregados os métodos de confiabilidade para avaliação dos índices de confiabilidade e calibração do coeficiente de ponderação de resistência. Constatou-se que o coeficiente de ponderação de resistência presente na norma brasileira não apresentou resultados satisfatórios em relação ao valor alvo do índice de confiabilidade em alguns casos. Conclui-se que são necessários ajustes no coeficiente de ponderação da resistência previsto na norma, conforme o tipo de carregamento e condição de suporte, para padronizar o nível de segurança. O MRD também se apresenta como uma possibilidade que pode ser incorporada à norma, porém, são necessários mais estudos.
Resumo em outra língua: The objective of this work is to evaluate the structural safety of cold-formed profiles subjected to forces concentrated in regions without transverse stiffeners, susceptible to a localized failure mechanism associated with web crippling. First, the design was carried out in accordance with American and Brazilian standards. The experimental data from stiffened I, simple U and stiffened, Z stiffened and hat sections reported in the literature were analyzed, obtaining the professional factor statistics. The reliability indices (β) were calculated using the FOSM (First-Order Second-Moment), FORM (First-Order Reliability Method), SORM (Second Order Reliability Method) and SMC (Monte Carlo Simulation) reliability methods. The reliability analysis was developed for load combinations found in the North American and Brazilian standards, in addition to the nominal live-to-dead load ratio, Ln/Dn, equal to 3 and 5. Target reliability indices commonly used in calibration were considered in accordance with the main international standards for members of cold formed profiles. Then, the sections of the experimental database were dimensioned for the statistical study of the professional factor using the direct resistance method. The dimensioning followed criteria and formulations proposed by international bibliography, since the formulation for web crippling is not contemplated in Brazilian and American cold-formed sections standards. The results were compared with experimental values from a database of stiffened U and U profiles with a particular focus on Interior-One-Flange (IOF) and Interior-Two-Flange (ITF) loading conditions. Reliability methods were used to evaluate reliability indices and calibration of the resistance factor. It was found that the resistance factor coefficient present in the Brazilian standard did not present satisfactory results in relation to the target value of the reliability index in some cases. Hence, it is concluded that adjustments are necessary in the resistance factor foreseen in the standard, according to the type of loading and support condition, to standardize the safety level. The direct resistance method also presents itself as a possibility that can be incorporated into the standard, however, further studies are needed.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16274
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/01/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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