Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16203
Título: Mídias na educação : a utilização das mídias material impresso e internet como ferramentas de ensinagem na educação não formal de crianças.
Título(s) alternativo(s): Media in education: the use of printed material and internet media as teaching tools in non-formal education of children.
Autor(es): Jesus, Fabíola Francielle de
Pimenta, Viviane Raposo
Silva, Grazielle Nayara Felício
Palavras-chave: Fábulas
Crianças e adolescentes
Data do documento: 2020
Referência: JESUS, F. F. de.; PIMENTA, V. R.; SILVA, G. N. F. Mídias na educação: a utilização das mídias material impresso e internet como ferramentas de ensinagem na educação não formal de crianças. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 16, n. 6, p. 290-306, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/53374>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Este artigo foi desenvolvido para apresentar os resultados de um trabalho final da especialização em Mídias na Educação cursado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), cujo objetivo é debater o emprego das mídias material impresso e internet para trabalhar o gênero fábulas nos espaços não escolares, neste caso, em um abrigo institucional de crianças. Esta pesquisa é relevante por contribuir com o diálogo relativo à socialização de crianças de forma humanizada e lúdica, refutando o emprego dos castigos físicos, visando a aprendizagem significativa por meio deste gênero literário. Consoante à metodologia trata-se de um estudo de natureza qualitativa, modalidade revisão de literatura, cujos achados foram interpretados com o auxílio da técnica de análise de conteúdo. Dentre os resultados obtidos notou-se a possibilidade de empregar a literatura infantil nos abrigos institucionais como ferramentas de ensinagem, transcendendo o ato de ler.
Resumo em outra língua: This article was developed to present the results of a final work of the specialization in Media in Education taken at the Federal University of Ouro Preto (UFOP), whose objective is to debate the use of printed media and internet to work on the genre fables in non-school spaces , in this case, in an institutional children's shelter. This research is relevant for contributing to the dialogue related to the socialization of children in a humanized and playful way, refuting the use of physical punishments, aiming at meaningful learning through this literary genre. Depending on the methodology, this is a qualitative study, a literature review modality, whose findings were interpreted with the help of the content analysis technique. Among the results obtained, it was noted the possibility of using children's literature in institutional shelters as teaching tools, transcending the act of reading.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16203
Link para o artigo: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/53374
DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n6.53374
ISSN: 1807-8931
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MídiasEducaçãoUtilização.pdf313,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.