Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16201
Título: Cenas, séries : César Aira e Andy Warhol.
Título(s) alternativo(s): Scenes, series : César Aira and Andy Warhol.
Autor(es): Rosa, Margarete Petri da
Rosa, Victor Luiz da
Palavras-chave: Espetáculo
Repetição
Data do documento: 2021
Referência: ROSA, M. P da.; ROSA, V. L. da. Cenas, séries: César Aira e Andy Warhol. Caletroscópio, v. 9, n. 1, p. 174-184, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/caletroscopio/article/view/4739>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Este texto busca estabelecer aproximações entre os procedimentos de criação do escritor argentino César Aira e do artista plástico americano Andy Warhol por meio, principalmente, da apropriação de imagens espetaculares veiculadas pelos meios de comunicação de massa. Através de distintos processos artísticos, e cada um a sua própria maneira, os dois parecem se valer da repetição como estratégia de criação ao fazer uso de tais imagens em suas obras. Aira recorre a essa estratégia na produção de cenas, personagens e narradores de forma a materializar uma espécie de seriação. Quanto a Warhol, segundo Danto (2012), a repetição é um elemento fundamental de sua estética cujo desejo era também o de produzir procedimentos seriais e não obras singulares. A fim de que tais paralelos sejam estabelecidos, este artigo aborda sobretudo as seguintes obras: As noites de Flores (AIRA, 2006) e White Burning Car III (WARHOL, 1963).
Resumo em outra língua: This paper aims to lay down similarities between creative processes of the Argentine writer César Aira and the American plastic artist Andy Warhol through the appropriation of spectacular images broadcast by mass media. Through differing artistic processes and each one in their own way, both seem to employ repetition as a strategy of creation by using those images in their works. Aira resorts to repetition in the production of scenes, characters and narrators in order to materialize some sort of serialization. As for Warhol, according to Danto (2012), repetition is a fundamental element in his aesthetics, whose goal was, likewise, creating series as opposed to singular works. In order to establish those parallels, this paper approaches primarily the following works: Las Noches de Flores (AIRA, 2006) and White Burning Car III (Warhol, 1963).
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16201
ISSN: 2318-4574
Licença: O periódico Caletroscópio permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1259>. Acesso em: 12 abr. 2022.
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CenasSériesCésar.pdf281,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.