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Título: Uma análise crítica sobre a implementação do SCALE-UP no Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
Título(s) alternativo(s): A critical analysis on the implementation of the SCALE-UP in the Institute of Physics of the Universidade de São Paulo
Autor(es): Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Muramatsu, Mikiya
Passos, Marinez Meneghello
Palavras-chave: Ensino investigativo
Ensino de Física
Data do documento: 2022
Referência: GUIMARÃES, M. H. U.; MURAMATSU, M.; PASSOS, M. M. Uma análise crítica sobre a implementação do SCALE-UP no Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Experiências em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 57-75, 2022. Disponível em: <https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1084/886>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Este artigo apresenta o resultado de uma análise sobre a implementação do SCALE-UP como metodologia de ensino no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Esse método tem sido aplicado neste instituto desde o ano de 2015, nos cursos de Física I e Física II. O interesse na aplicação de uma forma alternativa de ensino surgiu a partir das experiências dos autores, como professores do Ensino Superior, em Universidades brasileiras públicas e privadas, ao identificar as dificuldades de aprendizado dos estudantes, no que diz respeito às formas como a Física experimental tem sido ensinada, na disciplina de laboratório de Física. Partindo de um roteiro semiestruturado, foram feitas entrevistas com alguns professores e alunos, que nos permitiram ter uma percepção teórica, do ponto de vista dos professores, e as principais impressões sobre o processo, do ponto de vista dos alunos. Foi realizada, considerando as transcrições das entrevistas, uma análise sobre a implementação do método, bem como destaques às divergências relatadas no que diz respeito às vantagens e desvantagens apontadas pelos depoentes. Neste artigo consideramos que: os professores que ministram as aulas básicas de Física não são necessariamente professores com formação em licenciatura ou desenvolver pesquisas relacionadas ao Ensino de Física, fato que pode ter como consequência alguns equívocos com relação à forma de implementação da metodologia e à concepção de aprendizagem dos alunos. Os resultados que aqui trazemos caracterizam esta situação.
Resumo em outra língua: This work is the result of an analisys on the implementation of the SCALE-UP as teaching methodology in the Institute of Physics of the Universidade de São Paulo. This method has been applied in this Institute since 2015, to the basic physics courses. The interest in implementing an educational alternative form of teaching came from the author’s experience as teacher of Physics Higher Education in public and private universities in São Paulo. We could identify learning difficulties of students with respect to the way the experimental physics has been taught in the physics laboratory courses. Starting from a semi-structured script, we performed interviews with some teachers and students and it was possible to have a theoretical view, of the teachers point of view and the important issues on the implementation, from the point of view of the students. An analysis of the implementation of the method was carried out, considering the transcripts of the interviews, as well as highlights of the divergences reported with regard to the advantages and disadvantages pointed out by the interviewees. In this work we raise the question that in many institutions, teachers who teach basic lessons of physics, are not necessarily trained teachers in undergraduate or related research in Physics Teaching. This can have as a result, some misconceptions regarding the manner of implementation of the methodology and design of student learning. The results we bring here characterize this situation.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16092
ISSN: 1982-2413
Licença: O periódico Experiências em Ensino de Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/807>. Acesso em: 13 maio 2022.
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