Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16091
Título: Fenômenos astronômicos : uma proposta de ensino.
Título(s) alternativo(s): Astronomical phenomena : a teaching proposal.
Autor(es): Lima, Filipe Paixão de
Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Passos, Marinez Meneghello
Palavras-chave: Ensino de astronomia
Ensino de ciências
Terra
Sistema solar
Recurso pedagógico
Data do documento: 2022
Referência: LIMA, F. P de.; GUIMARÃES, M. H. U.; PASSOS, M. M. Fenômenos astronômicos: uma proposta de ensino. Research, Society and Development, v. 11, n. 6, 2022. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29011>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Neste artigo discutimos o processo de elaboração de um livro pedagógico com conteúdos contemporâneos em Astronomia. Nosso objetivo com esta elaboração foi o de sistematizar um caminho que possa servir de inspiração para outras elaborações similares ou próximas. Esse livro poderá ser utilizado como recurso pedagógico para professores de Ciências do Ensino Fundamental. Alguns tópicos específicos foram eleitos para a estruturação do livro, dentre eles destacamos: fenômenos observados na Terra e que ocorrem no Universo; uso de unidades de medidas astronômicas como Ano-luz e Unidade Astronômica (UA); convenções relacionadas às noções de para cima e para baixo. O livro é então organizado em quatro capítulos: Sistema Solar, em que caracterizamos cada um dos corpos nele encontrados; Eclipse, que orienta a exploração do fenômeno para além do que se tem no nosso planeta; Estações do ano, considerando também o clima dos demais planetas do Sistema Solar; Tempestades, passando novamente pelo clima, mas relacionando as tempestades da Terra com a de outros planetas; e finalizando com o efeito estufa e o aquecimento global. Esse livro foi elaborado considerando-se dados coletados a partir das dúvidas sobre Astronomia de licenciandos de cursos de Ciências Biológicas, Física e Química. Nesse livro elaboramos e aplicamos também ‘módulos de ensino’ que abordam as carências do conteúdo apontadas pelos licenciandos.
Resumo em outra língua: In this article we address the process of preparing a pedagogical book with contemporary content in Astronomy. Our objective with this elaboration was to systematize a path that can serve as inspiration for other similar or close elaborations. This book can be used as a pedagogical resource for teachers of Science in Elementary Education. Some specific topics were chosen to structure this book, among which we highlight: phenomena observed on Earth and occurring in the Universe; use of units of astronomical measurements such as Light Year and Astronomical Unit (AU); conventions related to the notions of up and down. The book is organized in four chapters: Solar System, in which we characterize each of the bodies found in it; Eclipse, which guides the exploration of the phenomenon beyond what we have on our planet; Seasons, also considering the climate of the other planets in the Solar System; Storms, passing through the climate again, but relating Earth's storms to those of other planets and ending with the greenhouse effect and global warming. This book was prepared considering data collected from the doubts about astronomy of graduates of Biological Sciences, Physics and Chemistry courses. In this book we also elaborated and applied ‘teaching modules’ addressing the shortcomings in the content pointed out by these students.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16091
DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29011
ISSN: 2525-3409
Licença: Este artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEFIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FenômenosAstronômicosProposta.pdf165,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.