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Título: Modelagem do perfil sistêmico do gênero relato pessoal aplicada ao contexto de produção em língua inglesa a partir da implementação do programa de ensino-aprendizagem Ler para Aprender.
Autor(es): Andrade, Nathan Botelho
Orientador(es): Figueredo, Giacomo Patrocinio
Santorum, Karen Andresa Teixeira
Palavras-chave: Modelagem linguística
Pedagogia de gênero
Linguística sistêmico-funcional
Programa Ler pra Aprender
Data do documento: 2022
Membros da banca: Figueredo, Giacomo Patrocinio
Santorum, Karen Andresa Teixeira
Silva, Sérgio Raimundo Elias da
Oliveira, Francieli Silvéria
Referência: ANDRADE, Nathan Botelho. Modelagem do perfil sistêmico do gênero relato pessoal aplicada ao contexto de produção em língua inglesa a partir da implementação do programa de ensino-aprendizagem Ler para Aprender. 2022. 79 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: Esta dissertação de mestrado visou a desenvolver um modelo linguístico-descritivo com potencial de aplicação do gênero Relato Pessoal, integrante da família das “Estórias”, a partir da implementação do Programa de Ensino-aprendizagem Ler para Aprender (LPA) e tendo como base a modelagem linguística. A pesquisa foi orientada teoricamente pelos escopos da Linguística Sistêmico-Funcional, mais especificamente da modelagem linguística, dos Estudos Multilíngues, da Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras e da Linguística Aplicável. Um corpus de nove textos do gênero Relato Pessoal foi compilado, anotado e analisado de acordo com as categorias do Registro e estrutura do Gênero. O corpus fora classificado pela tipologia e topologia da língua no contexto de cultura e compõe o processo sociosemiótico Relatar. Após as análises, foi possível perceber que a composição do Registro para o gênero Relato Pessoal, bem como sua estrutura genérica: Orientação (ambientação) ^ Eventos (descrição dos eventos) ^ Reorientação (nova ambientação). A seguir, uma proposta com potencial de aplicação do modelo fora apresentada a partir da implementação do Ciclo LPA. Considerando as ponderações teóricas e análises feitas, foi possível perceber que: (i) a modelagem linguística do gênero Relato Pessoal possibilitou a compreensão da frequência da ocorrência dos elementos textuais desse gênero; (ii) essa frequência contribui diretamente para o suprimento de uma demanda da LA, através da compreensão do mapeamento linguístico do gênero em evidência, uma vez que foram mapeadas suas categorias do Registro e de gênero; (iii) a implementação do modelo linguístico através do Programa LPA, derivado da PG, mostrou que essa é uma abordagem eficaz com o potencial de desenvolver práticas de leitura e escrita em suas mais diversas versões, além de ser pautada nos preceitos da LSF; (iv) a compreensão de um gênero instrumentaliza os alunos com um recurso metodológico que lhes orientam à uma produção textual consciente e linguisticamente eficaz.
Resumo em outra língua: Stemming from the implementation of the Reading to Learn (R2L)Teaching-Learning Program and based on linguistic modeling, this thesis aimed to develop a linguistic-descriptive model with the potential to apply the Personal Recount genre, from the Stories family, in a multilingual environment. The research was theoretically oriented by the scopes of Systemic-Functional Linguistics, more specifically, of Linguistic Modeling, Multilingual Studies, Applied Linguistics to the Teaching of Foreign Languages and Appliable Linguistics. A corpus composed of nine texts from the Personal Recount genre was compiled, annotated and analyzed according to the categories of Register and structure of the Genre. The corpus was classified by the typology and topology of the language in the context of culture and composes the sociosemiotic process Reporting. After the analyses, it was possible to notice that the composition of the Register for the genre Personal Recount, as well as its generic structure is: Orientation (setting) ^ Events (description of events) ^ (Reorientation) (new setting). Afterwards, a proposal with the potential to apply the model and based on the implementation of the R2L Cycle was presented. Regarding the theoretical considerations and analyses carried out, it was possible to evince that: (i) the linguistic modeling of the Personal Recount genre made it possible to understand the frequency of occurrence of textual elements of this genre; (ii) this frequency directly contributes to supply an Applied Linguistics demand, through the understanding of the linguistic mapping of the genre in evidence, since its Register and Genre categories were mapped; (iii) the implementation of the linguistic model through the R2L Program, derived from Genre Pedagogy, showed that this is an effective approach with the potential to develop reading and writing practices in its most diverse versions, in addition to being guided by the precepts of the SFL; (iv) understanding a genre provides students with a methodological resource that guides them towards a conscious and linguistically effective textual production.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16033
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