Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15978
Título: Uma análise êmica, ética e dialógica de etnomodelos para a determinação de valores do seno.
Título(s) alternativo(s): An emic, etic, and dialogical analysis of ethnomodels for the determination of sine values.
Autor(es): Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
Palavras-chave: Etnomodelos dialógicos
Etnomodelos êmicos
Etnomodelos éticos
Etnomodelagem
História da matemática
Data do documento: 2021
Referência: OLIVEIRA, D. P. A.; ROSA, M.; OREY, D. C. Uma análise êmica, ética e dialógica de etnomodelos para a determinação de valores do seno. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 10, n. 21, p. 138-159, 2021. Disponível em: <https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6275>. Acesso em: 06 jul 2022.
Resumo: A Trigonometria era inicialmente uma parte da Astronomia e uma de suas contribuições foi o etnomodelo criado pelo indiano Bháskara I. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar e analisar o etnomodelo de Bháskara I para o cálculo do seno do ponto de vista da Etnomodelagem tendo em vista a sua análise êmica, ética e dialógica. Para isso realizou-se uma pesquisa historiográfica e uma análise ética baseada em uma demonstração com o rigor atual da fórmula e com a utilização de ferramentas tecnológicas. A análise dialógica desse conhecimento possibilitou enfatizar a importância dos aspectos culturais da Matemática no desenvolvimento do saber/fazer no decorrer da história e a sua conexão com o conhecimento acadêmico por meio da etnomodelagem.
Resumo em outra língua: Trigonometry was initially a part of Astronomy and one of its contributions was the ethnomodel created by the Indian Bháskara I. Thus, the purpose of this article is to present and analyze the ethnomodel of Bháskara I for calculating the sine from the point of view of Ethnomodelling in view of emic, etic, and dialogic analysis. For this, a historiographical research and an etic analysis was conducted based on a demonstration with the rigor of current formula and with the use of technological tools. The dialogical analysis of this knowledge allowed to emphasize the importance of the cultural aspects of mathematics in the development of knowing/doing throughout history and its connection to academic knowledge through ethnomodelling.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15978
DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.138-159
ISSN: 2238-5800
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnáliseÊmicaÉtica.pdf914,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.