Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15970
Título: Etnomodelagem em salas de aula através dos quilts da liberdade.
Título(s) alternativo(s): Title of paper etnomodelling in the classrooms through the freedom quilts.
Autor(es): Delfiol, Tatiana de Andrade Aguilar
Rosa, Milton
Palavras-chave: Abordagem ética
Data do documento: 2021
Referência: DELFIOL, T. de. A. A.; ROSA, M. Etnomodelagem em salas de aula através dos quilts da liberdade. Revista Interdisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (RIECim), v. 1, n. 2, p. 94-108, 2021. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/12275/19376>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: As práticas matemáticas dos membros de grupos culturais distintos podem ser traduzidas e entendidas através do estudo da Etnomodelagem. O entendimento das abordagens êmica, ética e dialógica são essenciais para uma tradução coerente de práticas matemáticas locais desenvolvidas pelos membros desses grupos. Os etnomodelos são instrumentos essenciais para a valorização, explicação e entendimento do conhecimento matemático trazido por diferentes grupos culturais. O presente artigo teórico busca exemplificar e teorizar a prática da etnomodelagem em sala de aula, demonstrando que é possível ensinar matemática de diferentes formas criativas utilizando artefatos culturais africanos chamados de Quilts da Liberdade, demonstrando uma das propriedades matemáticas presentes no Quilt da Liberdade Shoo Fly.
Resumo em outra língua: The mathematical practices of members of different cultural groups can be translated and understood through the study of Ethnomodelling. The understanding of emic, etic, and dialogical approaches is essential for a coherent translation of local mathematical practices developed by group members. Ethnomodels can be a valuable tool in the appreciation, explanation and understanding of mathematical knowledge brought by different cultural groups. This theoretical article seeks to exemplify and theorize the practice of ethnomodelling in the classroom, demonstrating that it is possible to use mathematics in different creative ways by using African cultural artifacts called Freedom Quilts, demonstrating one of the mathematical properties present in the Shoo Fly Quilt.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15970
ISSN: 2764-2534
Licença: O conteúdo da Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim)<https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/about>. Acesso em: 28 set. 2022.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EtnomedelagemSalasAula.pdf677,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.