Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15969
Título: A etnomatemática como um programa subversivo e responsável para uma ação pedagógica na formação de professores : da teoria à prática.
Título(s) alternativo(s): Ethnomathematics as a subversive and responsible program for the pedagogical action in teacher education : from theory to practice.
Autor(es): Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
Palavras-chave: Formação continuada
Formação inicial
Subversão responsável
Data do documento: 2021
Referência: OREY, D. C.; ROSA, M. A etnomatemática como um programa subversivo e responsável para uma ação pedagógica na formação de professores: da teoria à prática. Revista Interdisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (RIECim), v. 1, n. 2, p. 109-124, 2021. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/12739>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: A proposta da Etnomatemática para os programas de formação inicial e continuada de professores está em sintonia com as tendências atuais da Educação Matemática, pois auxilia esses profissionais na investigação de práticas matemáticas que ocorrem em contextos diversos. Essa abordagem visa a elaboração de atividades matemáticas curriculares contextualizadas na perspectiva etnomatemática. Então, é importante que a ação pedagógica da Etnomatemática esteja relacionada com a utilização de situações-problema vinculadas à bagagem cultural desses profissionais e de seus alunos por meio da inserção de procedimentos matemáticos desenvolvidos localmente. Este artigo teórico visa (re)construir teorias e propiciar condições explicativas da realidade por meio de uma discussão em relação à Etnomatemática como um programa subversivo e responsável através do desenvolvimento de sua ação pedagógica na formação de professores com fundamentações teóricas e dialógicas que buscam explicar a problemática proposta nesse estudo.
Resumo em outra língua: The proposal of Ethnomathematics for initial and continuing teacher education courses is in tune with current trends in Mathematics Education, as it helps these professionals in the investigation of mathematical practices that occur in different contexts. This approach aims at the elaboration of contextualized curricular mathematical activities in the ethnomathematics perspective. Thus, it is important that pedagogical action of ethnomathematics is related to the use of problem situations linked to the cultural background of these professionals and their students through the insertion of locally developed mathematical procedures. This theoretical article aims to (re)build theories and promote explanatory conditions of reality through a discussion in relation to ethnomathematics as a subversive and responsible program for the development of its pedagogical action in teacher education programs through its theoretical and dialogical foundations that seek to explain the problem proposed in this study.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15969
ISSN: 2764-2534
Licença: O conteúdo da Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim)<https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/about>. Acesso em: 28 set. 2022.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EtnomatemáticaProgramaSubversivo.pdf660,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.