Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15968
Título: As trilhas etnomatemáticas como uma proposta de ação pedagógica.
Título(s) alternativo(s): Ethnomathematical trails as a proposal for a pedagogical action.
Autor(es): Rodrigues, Jéssica
Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
Palavras-chave: Trilhas de Matemática
Data do documento: 2021
Referência: RODRIGUES, J.; OREY, D. C.; ROSA, M. As trilhas etnomatemáticas como uma proposta de ação pedagógica. Revista Interdisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (RIECim), v. 1, n. 2, p. 125-141, 2021. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/12724/19416>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: A proposta das Trilhas de Matemática está em concordância com uma ação pedagógica que conecte as salas de aula com as atividades extracurriculares realizadas externamente ao ambiente escolar, visando vincular as situações escolares de aprendizagem com os contextos externos às escolas. Este artigo é um recorte da dissertação desenvolvida com dois pesquisadores nacionais e três internacionais, que investigam sobre a temática relacionada com as Trilhas de Matemática e, também, com seis ex-alunos de uma disciplina de Etnomatemática. Um dos principais objetivos desse estudo é identificar as possíveis relações da ação pedagógica das Trilhas de Matemática por meio do Programa Etnomatemática conforme a perspectiva dos participantes. Nesse sentindo, esse estudo possibilitou a sugestão de uma expressão batizada como ‘Trilhas Etnomatemáticas’, que buscam auxiliar os alunos na leitura de sua realidade para direcioná-los para uma melhor compreensão de seu entorno através dessas trilhas, possibilitando uma interação aprofundada com o próprio mundo.
Resumo em outra língua: The Mathematics Trails proposal is in accordance with a pedagogical action that connects classrooms with extracurricular activities conducted outside the school environment, aiming to link school learning situations with contexts outside the schools. This article is an excerpt from a dissertation, which was developed with two national and three international researchers, who investigate the theme related to Mathematics Trails and also with six former students of an Ethnomathematics discipline. One of the main objectives of this study is to identify the possible relationships of the pedagogical action of the Mathematics Trails through the Ethnomathematics Program according to the perspective of the participants. In this sense, this study enabled the suggestion of an expression called 'Ethnomathematics Trails', which seek to help students in reading their reality to guide them towards a better understanding of their surroundings through these trails, enabling a deeper interaction with their own world.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15968
ISSN: 2764-2534
Licença: O conteúdo da Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim)<https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/about>. Acesso em: 28 set. 2022.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TrilhasEtnomatemáticasProposta.pdf477 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.