Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15966
Título: A modelagem matemática como uma ação pedagógica para o desenvolvimento de conteúdos de análise combinatória : extrapolando os espaços da sala de aula.
Título(s) alternativo(s): Mathematical modelling as a pedagogical actionfor the development of combinatorial analys content : extrapolating classroom spaces.
Autor(es): Bastos, Ticiano Azevedo
Rosa, Milton
Palavras-chave: Perspectiva sociocrítica
Atividades extraclasse
Data do documento: 2021
Referência: BASTOS, T. A.; ROSA, M. A modelagem matemática como uma ação pedagógica para o desenvolvimento de conteúdos de análise combinatória: extrapolando os espaços da sala de aula. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 10, n. 23, p. 145-170, 2021. Disponível em: <https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6667>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática realizada com 17 alunos do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola particular, em uma cidade localizada na região Leste do Estado de Minas Gerais, cujo objetivo é apresentar uma ação pedagógica para a perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática relacionada com o desenvolvimento de conceitos de Análise Combinatória. Durante o desenvolvimento das atividades de modelagem, os alunos em seus grupos visitaram as academias para observar os processos de prescrição das fichas de treinos de musculação em horários considerados como de pico, nos quais, geralmente, é necessário realizar o revezamento de equipamentos entre os frequentadores dessa modalidade de treinamento físico. Após essa visita, os alunos realizaram atividades curriculares nas aulas de Matemática para analisarem os processos de prescrição das fichas de treino e elaborarem modelos matemáticos com o suporte do conhecimento de análise combinatória, que objetivou minimizar e/ou reduzir o problema de congestionamento nas academias visitadas. Os dados produzidos nessa pesquisa, de caráter qualitativo, foram analisados por meio de uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados. Os resultados mostram que uma das sugestões para minimizar o problema de congestionamento nessas academias foi aumentar o número de aparelhos no salão de musculação. É importante destacar que as discussões críticas e reflexivas sobre a qualidade do serviço oferecido pelas academias também foram observadas pelos alunos no processo de elaboração dos modelos matemáticos.
Resumo em outra língua: This article presents an excerpt from a research for a professional master's degree in mathematics education conducted with 17 second-year high school students, from a private school, in a city located in the eastern region of the State of Minas Gerais, whose objective is to present a pedagogical action for the sociocritical perspective of Mathematical Modeling related to the development of Combinatorial Analysis concepts. During the development of the modelling activities, students in their groups visited gyms to observe the processes of prescription of bodybuilding training sheets at peak times, in which it is usually necessary to rotate equipment between the attendantsof this type of physical training. After this visit, students performed curricular activities in mathematics classes to analyze processes of prescription of training sheets and develop mathematical models with the support of the knowledge related to combinatorial analysis, which aimed to minimize and/or reduce the problem of congestion in the visited gyms. The data produced in this researchare qualitative in naturein which they were analyzed through an adaptation of the Grounded Theory. The results show that one of the suggestions to minimize the problem of congestion in these gyms was to increase the number of machines in the weight room. It is important to highlight that the critical and reflective discussions about the quality of the service offered by the gyms were also observed by the students in the process of elaborating mathematica models
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15966
DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.145-170
ISSN: 2238-5800
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ModelagemMatemáticaAção.pdf8,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.