Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15965
Título: Um ensaio sobre a avaliação e o ensino de matemática na atualidade pandêmica.
Título(s) alternativo(s): Un ensayo sobre la evaluación y la enseñanza de las matemáticas en el contexto de una pandemia.
Autor(es): Alvarenga, Karly Barbosa
Silva, José Fernandes da
Viana, Marger da Conceição Ventura
Palavras-chave: Ensino remoto
Data do documento: 2021
Referência: ALVARENGA, K. B.; SILVA, J. F. da; VIANA, M. da. C. V. Um ensaio sobre a avaliação e o ensino de matemática na atualidade pandêmica. Revista Chilena de Educación Matemática, v. 13, n. 3, p. 93-102, 2021. Disponível em: <http://funes.uniandes.edu.co/25771/1/Alvarenga2021Um.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Este ensaio tem dois objetivos principais: promover reflexões sobre a avaliação no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, em especial, na Educação Superior em tempos de pandemia e apresentar opções avaliativas, baseadas em experiências de alguns autores, para aquilatar o desenvolvimento do estudante e, consequentemente ações docentes na direção de uma formação integral deste. Este trabalho é fruto de leituras sobre as dificuldades, os instrumentos e os processos da avaliação formativa. Destaca-se que tanto docentes, quanto discentes com acessos aos recursos tecnológicos enfrentam, nesse momento, ainda mais desafios atinentes sobre como usá-los em prol de uma aprendizagem efetiva. Nesse contexto, são apontadas direções para uma reflexão: a escrita matemática; a validade das respostas; o tradicional paradigma de como conhecer o que os discentes conhecem e também são propostas algumas estratégias e práticas formativas: elaborar portfólios; aplicar questionários contínuos; implementar modelagens matemáticas; projetos pedagógicos de pesquisas; estimular o uso de aplicativos como Kahoot, Padlet, e outros.
Resumo em outra língua: Este ensayo tiene dos objetivos principales: promover reflexiones sobre la evaluación en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas, especialmente en la Educación Superior en tiempos de pandemia, y presentar opciones evaluativas, basadas en las experiencias de algunos autores, para conocer el desarrollo del alumno y, en consecuencia, pensar en las acciones docentes hacia una formación integral del alumno. Este trabajo es el resultado de lecturas sobre las dificultades, instrumentos y evaluación formativa. Es de destacar que tanto los profesores como los estudiantes con acceso a los recursos tecnológicos enfrentan, en este momento, aún más desafíos en cómo utilizarlos para un aprendizaje efectivo. Se señalan direcciones para la reflexión: escritura matemática; la validez de las respuestas; el paradigma tradicional de cómo saber lo que saben los estudiantes y de la misma manera se proponen algunas estrategias y prácticas: elaboración de portafolios; aplicar pequeños cuestionarios; usar modelaje matemático; hacer proyectos de investigación pedagógica; fomentar el uso de aplicaciones como Kahoot, Padlet y otros.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15965
Link para o artigo: http://funes.uniandes.edu.co/25771/1/Alvarenga2021Um.pdf
DOI: https://doi.org/10.46219/rechiem.v13i3.91
ISSN: 2452-5448
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EnsaioAvaliaçãoEnsino.pdf212,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.