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dc.contributor.authorSoares, Marilene Caitano Reis Almeida-
dc.contributor.authorJanuario, Gilberto-
dc.contributor.authorSantana, Kátia Cristina Lima-
dc.date.accessioned2023-01-17T20:51:43Z-
dc.date.available2023-01-17T20:51:43Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationSOARES, M. C. R. A.; JANUARIO, G.; SANTANA, K. C. L. Agência e seu deslocamento no uso de materiais curriculares de Matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM), v. 12, n. 1, p. 72-86, 2022. Disponível em: <http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...>. Acesso em: 06 jul. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2238-0345-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15964-
dc.description.abstractA relação entre materiais curriculares e professores que ensinam Matemática tem sido objeto de estudo nos Estados Unidos desde o início dos anos 1990; no Brasil, mais recentemente, esse tema vem se constituindo enquanto campo de investigação no âmbito da Educação Matemática. No contexto das discussões brasileiras, este estudo tem por objetivo compreender o deslocamento de agência no uso de materiais curriculares por professores que ensinam Matemática. Embasados nas ideias sobre conhecimento profissional docente que está no bojo das discussões sobre a relação ora apresentada, bem como os conceitos de agência e deslocamento de agência que ocorrem no processo de planejamento e ação do professor, recorremos a uma entrevista semiestruturada com quatro professores que ensinam Matemática. Subsidiados pela lente metodológica do Núcleo de Significação, identificamos como resultado da apreensão dos sentidos e significados que ora os professores se assumem como agência, ora delegam a agência ao livro didático. Em algumas situações, os estudantes também são reconhecidos como agência, e há momentos ainda que os professores conferem o poder de decisão ou agência tanto aos materiais quanto a si mesmos, quase que simultaneamente. As discussões mostram que o deslocamento de agência requer mais compreensão do papel de professores e materiais no desenvolvimento curricular, assim como requer a mobilização de conhecimentos acerca da Matemática, seu ensino e dos currículos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectCurrículos de Matemáticapt_BR
dc.subjectRelação professor-materiais curricularespt_BR
dc.titleAgência e seu deslocamento no uso de materiais curriculares de Matemática.pt_BR
dc.title.alternativeAgency and its displacement in the use of Mathematics curriculum materials.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico RIPEM. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2402>. Acesso em: 19 maio 2022.pt_BR
dc.description.abstractenThe relationship between curriculum materials and teachers who teach Mathematics has been an object of study in the United States since the early 1990s; in Brazil, more recently, this theme has been constituted as a field of investigation in the field of Mathematics Education. In the context of Brazilian discussions, this study aims to understand the shift of agency in the use of curriculum materials by teachers who teach Mathematics. Based on the ideas about professional teacher knowledge that is at the heart of the discussions about the relationship presented here, as well as the concepts of agency and agency displacement that occur in the teacher's planning and action process, we resorted to a semi-structured interview with four teachers who teach Math. Subsidized by the methodological lens of the Meaning Nucleus, we identified as a result of the apprehension of senses and meanings that teachers sometimes assume themselves as agency, sometimes delegate agency to the textbook. In some situations, students are also recognized as agency, and there are even times when teachers give decision-making power or agency to both the materials and themselves, almost simultaneously. Discussions show that shifting agency requires more understanding of the role of teachers and materials in curriculum development, as well as the mobilization of knowledge about Mathematics, its teaching and curriculum.pt_BR
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