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Título: Avaliação de um projeto integrado de estrada de mina.
Autor(es): Santos, Valdiclei Nunes dos
Orientador(es): Lima, Hernani Mota de
Palavras-chave: Lavra de minas
Mineração a céu aberto
Estradas - minas e mineração
Data do documento: 2022
Membros da banca: Lima, Hernani Mota de
Sousa Junior, Wilson Trigueiro de
Arroyo Ortiz, Carlos Enrique
Referência: SANTOS, Valdiclei Nunes dos. Avaliação de um projeto integrado de estrada de mina. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Este trabalho apresenta a importância das estradas de mina a céu aberto, determinando os impactos e benefícios causados pela alteração na forma de executar o dimensionamento de camadas do pavimento aplicado a estradas de mina, utilizando o método Índice de Suporte Califórnia (CBR). O planejamento, construção e manutenção de estrada de mina devem ser tratados como prioridade já que incide diretamente no custo de transporte e manutenção de equipamentos. Foram analisados projeto geométrico, projeto estrutural e projeto de drenagem, após diagnóstico foi possível aplicar as técnicas e conceitos básicos de engenharia de pavimento no desenvolvimento de um projeto integrado. Através das propriedades geotécnicas dos materiais foi possível caracterizar e selecionar um material de melhor desempenho para a construção das camadas. Pensado nisso, o presente estudo buscou calcular o custo para adequação de uma estrada e estabelecer um padrão para dimensionamento das camadas estruturais.
Resumo em outra língua: This work presents the importance of open pit roads, determining the impacts and benefits caused by the open surface (in the form of execution of the paving coating dimension applied to the mine California, using the Open pit mine support index method). open). The planning, construction and maintenance of the mine road should be treated as a priority as it does not incur the cost of transport and maintenance of equipment. It was designed from structural engineering design, structural and construction design, after possible to apply as integrated design engineering techniques and concepts. Through the geotechnical properties of the materials, it was possible to characterize and select a better performance material for the construction of the layers. In this way, the bus calculated for the presented standard cost of a road and establish a dimensioning of the structural layers. The main results obtained were: Reduction in tire wear, safety and according to the reduction, cost reduction, reduction of carbon emission in the atmosphere and reduction of fuel consumption.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15959
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