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Título: O uso do software Geogebra na educação básica : reflexões sobre o que revelam as pesquisas de formação continuada de professores no período de 2008 a 2020.
Autor(es): Dias, Maria Valdinéia Gonçalves Luiz
Orientador(es): Paulo, Jacks Richard de
Palavras-chave: Formação de professores
Matemática - ensino
GeoGebra
Data do documento: 2022
Membros da banca: Paulo, Jacks Richard de
Bertin, Marta
Mengalli, Neli Maria
Referência: DIAS, Maria Valdinéia Gonçalves Luiz. O uso do software Geogebra na educação básica: reflexões sobre o que revelam as pesquisas de formação continuada de professores no período de 2008 a 2020. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: A sociedade tem presenciado, em curto espaço de tempo, inúmeras transformações e mudanças associadas ao avanço tecnológico, principalmente, reflexos no campo educacional. Nesse contexto, o Ensino da Matemática vive uma fase de aproveitamento e descobrimento de novos instrumentos e possibilidades, um fato que têm despertado o interesse de diversos pesquisadores sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, (TDICs). Apesar de tais apontamentos, pode-se perceber que ainda pairam dúvidas e incertezas sobre formação de professores de Matemática em face dessas demandas. Emerge daí a lacuna de que não está tão claro nas pesquisas que abordam sobre as TDICs e os novos caminhos ou possibilidades de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento na Educação Básica por meio do uso do software GeoGebra. Nesta perspectiva, a questão norteadora busca investigar: O que se pode perceber que ainda não está evidente nas pesquisas sobre as TDICs, em especial sobre a formação de professores de Matemática da Educação Básica e o uso do software GeoGebra? Quanto ao objetivo deste estudo, é analisar as perspectivas de formação continuada de professores de Matemática para a utilização do software GeoGebra na Educação Básica. Para atingir tal propósito, a pesquisa se apoia em duas metodologias, a Qualitativa, que por meio de um corpus de análise, baseado nos critérios de seleção das dissertações que foram analisadas sobre formação continuada no ensino de Matemática, mediado pelo software GeoGebra no período de 2008 a 2020, junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a metodologia de História de Vida. Os dados da pesquisa evidenciaram que, apesar dos múltiplos desafios para o uso do GeoGebra, os docentes não podem ficar alheios ao desenvolvimento tecnológico e social, já que as tecnologias se mostraram um recurso facilitador para os processos educativos no campo educacional.
Resumo em outra língua: In a brief period, society has witnessed numerous transformations and changes associated with technological advancements, with repercussions in the educational field. In this context, the teaching of mathematics lives a phase of exploitation and discovery of new tools that have aroused the interest of several researchers on Digital Information and Communication Technologies (DICT). But what can be notice that is not evident in the research about ICTs, especially about the training of Mathematics teachers in Basic Education and the use of GeoGebra Software? The experiences, over several years of work, as a mathematics teacher indicate that there are a lot of obstacles for the optimal use of the GeoGebra software in Basic Education. Among them are the teacher's resistance to admit changes in the pedagogical practice; the teacher's difficulty in working with new technological resources. However, such practical knowledge is not enough, thus the need to unveil the research trends in this area. Therefore, the objective of this study is to analyze the contributions of the perspectives of continued education for teachers, focused on teaching Mathematics using GeoGebra software in Basic Education. To achive its aim, the research relies in two methodologies, the Qualitative one, that through an analytic corpus, based on the selection criteria of the dissertations about continuing education on Mathematics, mediated by the Software Geogebra between 2008 and 2020 in the Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BBTD) and the History of Life methodology. The data show that the teachers cannot ignore the technological e social development, for the technologies reveal themselves as a resource that simplifies the educational process.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15925
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